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Por Naty27
#40033
No filme “Wall-E” se passa em uma época que a Terra está coberta de lixo e gases tóxicos resultado do consumismo em massa, saindo do mundo fictício, á Terra vem enfrentando grandes problemas com o descarte de lixo de maneira inadequada, ocasionando a poluição dos oceanos, rios e atmosfera.
Sem o descarte adequado vinte e cinco milhões de toneladas de lixo são despejadas nos rios e oceanos, acarretando a poluição hídrica, formação de ilhas de lixo e destruição da flora e fauna aquática, visto que, o lixo libera substancias nociva a diversos organismos marinhos.
Além de ser prejudicial ao ambiente marinho, o lixo também afeta a atmosfera devido a poluição do ar, de modo que o lixo descartado de maneira incorreta emana gases poluentes que colaboram para o aquecimento global, e a degradação da camada de ozônio, gerando assim uma maior entrada de raios ultra violeta, aumento na temperatura do Planeta e baixa qualidade de do ar.
Portanto, para que o lixo deixe de ser um problema é vital que a população se conscientize das conseqüências do lixo descartado de maneira incorreta, tentar reduzir a quantidade de lixo produzido e fazer a separação do lixo, além disso, é necessário que o estado elabore aterros mais eficientes e longe de fontes hídricas, para que situações hipotéticas como do filme citado não vire realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#40047
@Naty27 , eu não sou uma mestra em redação, recomendo q vc peça para a Anna1 que tem uma correção completinha, mas vamo lá

No filme “Wall-E” se passa em uma época que a Terra está coberta de lixo(repetição) e gases tóxicos resultado do consumismo em massa, saindo do mundo fictício, á Terra vem enfrentando grandes problemas com o descarte(repetição) de lixo(repetição) de maneira inadequada, ocasionando a poluição dos oceanos, rios e atmosfera. (Como vc sabe disso?)

Faltou você dar um argumento sólido, que comprove o que vc está falando, por exemplo, um dado estatístico de um jornal famoso . Da forma como vc fez ficou muito vago.
Vc acabou misturando contextualização com a argumentação, o que deixou sua introdução bem fraquinha.


Sem o descarte(repetição) adequado vinte e cinco milhões de toneladas de lixo(repetição) (como vc sabe disso?) são despejadas nos rios e oceanos, acarretando a poluição hídrica, formação de ilhas de lixo(repetição) e destruição da flora e fauna aquática, visto que, o lixo(repetição) libera substancias nociva a diversos organismos marinhos. (Você já falou isso na introdução, vc deve dar uma breve retomada e não ficar falando o parágrafo inteiro a mesma coisa)
Além de ser prejudicial ao ambiente marinho, o lixo(repetição) também afeta a atmosfera devido a poluição do ar, de modo que o lixo(repetição) descartado de maneira incorreta emana gases poluentes que colaboram para o aquecimento global, e a degradação da camada de ozônio, gerando assim uma maior entrada de raios ultra violeta, aumento na temperatura do Planeta e baixa qualidade de do ar. ( vc já falou das consequências no outro parágrafo, seria melhor vc já ter ido direto pra proposta de intervenção do que repetir tudo de novo)
Portanto, para que o lixo(repetição) deixe de ser um problema é vital que a população se conscientize das conseqüências do lixo(repetição) descartado de maneira incorreta(como a população vai se conscientizar???), tentar reduzir a quantidade de lixo produzido e fazer a separação do lixo(repetição)( como e quem vai fazer isso?), além disso, é necessário que o estado elabore aterros mais eficientes e longe de fontes hídricas(qual a finalidade?), para que situações hipotéticas como do filme citado não vire realidade.

Obs: Você não tem mt repertório no seu vocabulário, já que vc anda repetindo muitas palavras e a sua redação não está dentro do tema dissertativo-argumentativo que o Enem exige, já que em nenhum momento vc mostra o seu ponto de vista (de forma indireta ta).
É isso, espero que eu tenha ajudado😁

Brenaxx , como a Jhen já fez uma corre&cce[…]

Jeniffeeee , obrigada pela correçã[…]

jherodrigues , acredito que em concursos tamb&eac[…]

Millyal , a Duda fez uma ótima corre&ccedi[…]

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