Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#35934
"O estado da sua vida nada mais é do que o reflexo do estado da sua mente". Essa frase do escritor Wayne Dye se adéqua bastante com a realidade pandêmica do novo Covid-19, visto os impactos que o isolamento social vem causando à saúde mental. Dessa maneira, convém analisar a depressão e o estresse como influenciadores para tal problemática.

Primeiramente, vale comentar que o isolamento social comprometeu a saúde mental de milhares dos brasileiros. De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o percentual de pessoas com depressão saltou de 4,2% para 8,0% desde o início da quarentena. Nesse âmbito, pode-se analisar que esse número aumentou devido à principalmente, inércia mental dos indivíduos, gerada pelas mudanças bruscas nas rotinas às quais eles já estavam acostumados, dentre estas, suas vidas sociais. A forma de lidar com seus próprios pensamentos sozinhos se mostra um desafio, uma vez que a paralisação ocasiona uma auto-reflexão no ser humano e muitos problemas antes enterrados pela mobilização, vêm à tona agora com a pausa os deixando deprimidos sem um apoio maior.

Ademais, condiz dizer que o estresse influencia e é ocasionado pela pressão dentro de casa provinda de cobranças e reclamações em excesso. Estas podem ser por exemplo, nos estudos; trabalho; exigências na produtividade em casa; encurtando ainda mais a paciência do indivíduo, posto que ele só tem aquele espaço para ficar e não é saudável. De acordo com Karl Marx: "o homem é por natureza um animal social, pois ele não pode ser privado de estar em sociedade". Contudo, é evidente que diante uma pandemia, o homem precise se isolar da sociedade para um bem maior. Deste modo, formas para lidar com essas relações são imprescindíveis.

Portanto, medidas são necessárias à frente do impasse. Logo, é dever da família investir em programas de aproximação diariamente, estes podem ocorrer por meio de atividades inovadoras, como um filme em família; Um almoço diferente; e até mesmo rodas de conversas com o intuito de interagirem mais. Além disso, a tecnologia poderá ajudar aproximando essas pessoas dos seus entes queridos e também sendo uma ferramenta home office. Com isso, espera-se promover uma maior qualidade de vida durante o isolamento social. Dessa forma poderemos ter um melhor reflexo no estado na nossa vida, como disse Wayne Dye.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#35973
@angela5, Olá! Tudo bem? Vou corrigir sua redação pra explicar minha nota.

1- INTRODUÇÃO

"O estado da sua vida nada mais é do que o reflexo do estado da sua mente". Essa frase do escritor Wayne Dye(1) se adéqua bastante com a realidade pandêmica do novo Covid-19(2), visto os impactos que o isolamento social vem causando à saúde mental. Dessa maneira, convém analisar a depressão e o estresse como influenciadores para tal problemática. (3)

(1) Faltou uma vírgula aqui.
(2) Não é o novo "COVID-19", é o novo "Coronavírus". A COVID é a doença que o vírus causa.

(3) Sua introdução está boa, no entanto, eu acho que ficaria melhor se ao invés de sua primeira tese ser a "depressão", fosse o estresse, pois devido ao estresse e a pressão que estamos vivendo no momento, muitos desencadeam a depressão. Assim, um fator levaria ao outro e ficaria uma redação mais amarradinha.

2 - DESENVOLVIMENTO 1

Primeiramente, vale comentar que o isolamento social comprometeu a saúde mental de milhares dos brasileiros. De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o percentual de pessoas com depressão saltou de 4,2% para 8,0% desde o início da quarentena. Nesse âmbito, pode-se analisar que esse número aumentou devido à principalmente, inércia mental dos indivíduos, (1)gerada pelas mudanças bruscas nas rotinas às quais eles já estavam acostumados, dentre estas, suas vidas sociais. A (2) forma de lidar com seus próprios pensamentos sozinhos se mostra um desafio, uma vez que a paralisação ocasiona uma auto-reflexão no ser humano e muitos problemas antes enterrados pela mobilização, vêm à tona agora com a pausa os deixando deprimidos sem um apoio maior.

(1) Vírgula desnecessária.
(2) Já que iniciou um novo período, seria mais plausível um conectivo aditivo para dar continuidade. São exemplo destes: Outrossim, Além disso, etc.

Obs; Você argumentou muito bem. Meus parabéns! Mas eu tenho uma pergunta: Tem certeza que conseguiu escrever isso tudo na folha de redação? Se sim, que bom. Argumentando tanto assim você tem muita chanse de tirar uma nota 1000. Porém se não, peço que treine pra diminuir a letra oi a argumentação. Para assim caber nas 30 linhas da redação do Enem.
Outrossim, é que senti a falta de uma oração coordenada conclusiva para finalizar seu pensamento. Lexo que se atenta a isso.


3 - DESENVOLVIMENTO 2

Ademais, condiz dizer que o estresse influencia (1) (2) e é ocasionado pela pressão dentro de casa provinda de cobranças e reclamações em excesso. Estas podem ser(3) por exemplo, nos estudos; trabalho; exigências na produtividade em casa; encurtando ainda mais a paciência do indivíduo, posto que ele só tem aquele espaço para ficar e não é saudável. De acordo com Karl Marx: "o homem é por natureza um animal social, pois ele não pode ser privado de estar em sociedade". Contudo, é evidente que diante uma pandemia, (4)o homem precise se isolar da sociedade para um bem maior. Deste modo, formas para lidar com essas relações são imprescindíveis. (5)

(1) Faltou o acento circunflexo nessa palavra. Logo, o correto seria: "Influência".
(2) Você disse que o estresse influência, mas você não disse o que ele influencia. Vice só jogou a palavra ali e pronto. Não faça isso nas suas redações. Só cite algo que você for falar sobre. Fale, mas explique tudo. Seja objetiva e clara com seus argumentos.
(3) Faltou uma vírgula aqui.
(4) Vírgula desnecessária.

(5) Percebeu que nesse parágrafo você finalizou com uma oração coordenada conclusiva? Era isso que eu queria no anterior.

4 - CONCLUSÃO

Portanto, medidas são necessárias à frente do impasse. Logo, é dever da família investir em programas de aproximação diariamente, estes podem ocorrer por meio de atividades inovadoras, como um filme em família; Um almoço diferente; e até mesmo rodas de conversas com o intuito de interagirem mais. Além disso, a tecnologia poderá ajudar aproximando essas pessoas dos seus entes queridos e também sendo uma ferramenta home office. Com isso, espera-se promover uma maior qualidade de vida durante o isolamento social. Dessa forma(1) poderemos ter um melhor reflexo no estado na nossa vida, como disse Wayne Dye.

(1) Faltou uma vírgula aqui.

Sua conclusão está boa está ótima! Cumpre os requisitos exigidos. Meus parabéns!

Ao todo, sua redação ficou incrível. Bons argumentos, bons repertórios legitimados e produtivo.
Seu maior erro foi na colocação correta da vírgula. Peço que estude e melhore isso o maus rápido possível!


Ps: Só aqui entre nós; Sua redação ficou perto de uma nota mil. Rsrsrs

Ter os tirando se não fosse esses errinhos. Mas acontece. Não desanime, pois você tem muita capacidade.

Bons estudos!
#36453
Olá @angela5, vou corrigir sua redação.

INTRODUÇÃO
"O estado da sua vida nada mais é do que o reflexo do estado da sua mente". Essa frase(,) do escritor Wayne Dye(,) se adéqua(adequa-se) bastante com a realidade pandêmica do novo Covid-19, visto os impactos que o isolamento social vem causando à saúde mental. Dessa maneira, convém analisar a depressão e o estresse como influenciadores para tal problemática.

- Primeiramente, de cara já dá para perceber a desproporcionalidade entre o tamanho dos parágrafos do seu texto. Atente-se a isso, pois compromete a estrutura.
- No mais, a sua introdução possui todos os requisitos necessários, principalmente uma tese.
-
DESENVOLVIMENTO

"Primeiramente, vale comentar que o isolamento social comprometeu(1) a saúde mental de milhares dos brasileiros. De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o percentual de pessoas com depressão saltou de 4,2% para 8,0% desde o início da quarentena. Nesse âmbito, pode-se analisar que esse número aumentou devido à principalmente, inércia mental dos indivíduos, gerada pelas mudanças bruscas nas rotinas às quais (Não tem crase aqui) eles(desnecessário) já estavam acostumados, dentre estas, suas vidas sociais. (Faltou um conectivo)A forma de lidar com seus próprios pensamentos sozinhos se mostra (mostra-se) um desafio, uma vez que a paralisação ocasiona uma auto-reflexão no ser humano(,) e muitos problemas antes enterrados pela mobilização, (não tem vírgula aqui)vêm à tona agora com a pausa (,)os deixando(deixando-os) deprimidos sem um apoio(Que tipo de apoio? Apoio de quem?) maior."

- (1) Como a pandemia ainda continua, o verbo deve estar no tempo presente.
- O correto seria: "esse número aumentou devido, principalmente, à inércia mental dos indivíduos, gerada pelas mudanças..."
- Pergunta a ser respondida: Por que/ De que forma o isolamento social compromete a saúde mental dos brasileiros?
R= O número de pessoas com depressão aumentou devido à inércia mental dos indivíduos, gerada pelas mudanças bruscas... Argumentou bem
- Faltou o período de fechamento interno.



"Ademais(1), condiz dizer(termo inadequado) que o estresse influencia (INFLUENCIA EM QUÊ?) e é ocasionado pela pressão dentro de casa(,) provinda de cobranças e reclamações em excesso. Estas podem ser (,)por exemplo, (2)nos estudos; trabalho; exigências na produtividade em casa; encurtando ainda mais a paciência do indivíduo, posto que ele só tem aquele espaço para ficar e não é saudável. De acordo com Karl Marx: (3)"o homem é por natureza um animal social, pois ele não pode ser privado de estar em sociedade". Contudo, é evidente que diante (de) uma pandemia,(retire) o homem precise se isolar da sociedade para um bem maior. Deste modo, formas para lidar com essas relações são imprescindíveis."

- (1) Como o D1 foi iniciado com o conectivo "primeiramente", a progressão textual ficaria melhor se esse D2 fosse iniciado com "Segundamente", "Em segundo lugar"...
- (2) Erro de pontuação. O adequado seria uso de vírgula.
-(3) Citação direta errada. Essas não foram exatamente as palavras de Karl Marx, então você deveria usar como citação indireta.
- Você se perdeu na organização de ideias. Citou dois fatos e não os desenvolveu bem. Você não estabelece uma ligação forte entre o tópico frasal e o repertório sobre Karl Marx.
- Pergunta a se fazer: De que forma o estresse influencia?
R= Não consegui encontrar uma resposta clara. Isso mostra que não houve uma boa argumentação. A pergunta deveria ser a principal nesse parágrafo, já que a questão do estresse é o seu argumento.
E como ele é ocasionado pela pressão dentro de casa? ( Ao meu ver, não seria essa a questão chave para ser explícita no tópico frasal.
R= essa pergunta foi bem respondida
- Diferente do D1, nesse a sua argumentação não ficou boa.

CONCLUSÃO

"Portanto, medidas são necessárias à frente do impasse. Logo, é dever da família(AGENTE) investir em programas de aproximação diariamente(AÇÃO), estes podem ocorrer por meio de atividades inovadoras, (1)como um filme em família; Um almoço diferente; e até mesmo rodas de conversas(MODO/MEIO)(,) com o intuito de interagirem mais(FINALIDADE). Além disso, a tecnologia poderá ajudar aproximando essas pessoas dos seus entes queridos(AÇÃO 2) e também sendo uma ferramenta home office(AÇÃO 3). Com isso, espera-se promover uma maior qualidade de vida durante o isolamento social(FINALIDADE 2). Dessa forma poderemos ter um melhor reflexo no estado na nossa vida, como disse Wayne Dye."

(1) Erro de pontuação novamente. O mais correto seria usar vírgulas.
- Conclusão adequada, porém pouco trabalhada. Além de estar faltando o item DETALHAMENTO.
- Existe uma parte que ficou muito confusa (talvez uma segunda proposta de intervenção) por causa da pontuação. Não consigo identificar
se é outra proposta ou ainda complemento da primeira.


OBS Final: A redação está razoável, conseguiu me convencer apenas no D1.

Recomendações: Estudar pontuação e, principalmente, a argumentação.
Dicas para a argumentação:
- Faça perguntas: Consigo convencer o leitor de que essas são as causas/consequências do problema?
- Não deixe lacunas, ou seja, informações solta. O texto deve ser autônomo.
- Use adjetivos e advérbios para indicar autoria e aumentar o poder de convencimento.

Você ainda tem um longo caminho a percorrer para chegar no 1000, mas não desista. Continue escrevendo, esse é o caminho para a evolução.

Não sou nenhum profissional, mas espero poder ajudar de alguma forma.
#36996
@angela5, oi!
Como o Eduardo e o Higor já fizeram uma ótima correção eu irei apenas acrescentar alguns comentários :D

INTRODUÇÃO
" Essa frase(,) do escritor Wayne Dye(,)" :arrow: Nesse trecho o correto é que haja vírgulas igual o Higor colocou, porque ai você isolaria o nome do escritor, no caso de colocar só uma vírgula depois do nome Wayne Dye, como o Edu sugeriu, estaria errado, pois não se separa sujeito de predicado.
Em questão de conteúdo concordo com a opinião dos dois.

DESENVOLVIMENTO
D1 :arrow: "Primeiramente, vale comentar que o isolamento social comprometeu a saúde mental de milhares dos de brasileiros."
Só um errinho que os meninos esqueceram, não tenho comentários adicionais.

CONCLUSÃO
"Dessa forma poderemos ter um melhor reflexo no estado na nossa vida, como disse Wayne Dye."
Não use a 1ª pessoa! O texto deve ser impessoal.

A sua proposta 1 cumpre todos os requisitos, mas ainda pode deixar algumas dúvidas. Como o governo pode investir nesses programas se eles são feitos em casa? Foi uma coisa meio fora de nexo, além do mais, o que as famílias mais carentes vão fazer? Sendo que elas não têm acesso nem à comida, fica difícil pensar em lazer quando a barriga está vazia. De qualquer eu acho isso não influencia a sua nota, mas tome cuidado na próxima.

É isso, espero ter ajudado, qualquer dúvida me fale, bons estudos! ;)
Fake News

Jaklyni , Obrigado pela correção

Sua nota ficou 560! Espero ter ajudado ;) Obriga[…]

Vestibulando e PedroEvil , observaç&ati[…]

Depressão No Brasil.

No cenário social vigente, os caminhos para[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM