- No livro "Alegoria da caverna”, escrito pelo filósofo Platão, tal obra exemplifica que vivemos em um mundo de ilusões, e que os seres são orientados para tais comportamentos. Nesse sentido, na concepção do pensador, as pessoas são alienadas, tendo opiniões erradas, quando decidem sair da comodidade conseguem abrir suas mentes e visualizar novas ideologias. Como posto, atualmente, as pessoas vivem em meio às alienações, proporcionadas pelas fakes News, que possuem o poder de promover e distorcer informações. Ademais, o poder de persuasão dessas falsas notícias é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das mídias para obter informações. Diante dessas perspectivas, cabe avaliar os fatores que favorecem a influência das falácias na sociedade e a desinformação nas classes mais baixas.
Diante disso, as fake news têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente, muitas vezes, apelam para um formular lado ideológico no leitor. Nessa perspectiva, segundo o político alemão Joseph Goebbels, “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” tal reflexão propicia a ideia de que a ignorância está intrinsicamente ligada à eficiência e veiculação das falsas informações, visto que as pessoas colaboram disseminando os mais diversos tipos de informações. Relacionado a isso, compartilhar notícias, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode provocar riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes, tais questões demonstram a dificuldade de perpetuar uma realidade autêntica. Portanto, a disseminação de fake news é diretamente proporcional à ignorância popular.
Além do mais, nas mídias são utilizados recursos linguísticos e estratégias argumentativas de convencimento, com apelo cognitivo e emocional, com dados deturpados, para obter controle da opinião pública, especialmente dos mais pobres. Frente a isso, para o escritor António Lobo, “Um povo que lê nunca será um povo escravo ”, porém, a realidade é oposta, visto que há falta de estímulo por parte das instituições públicas de ensino. Ante a isso, o sistema é negligente quanto ao desenvolvimento de jovens capazes de identificar a veracidade das fake News, pois a falta de incentivos acerca da utilização e verificação de informações na internet corrobora ao obscurantismo da social. Logo, a precariedade na educação da sociedade brasileira colabora para desinformação social.
Em suma, medidas devem ser tomadas para erradicar disseminação de fake news, em evidência no Brasil. Dessa maneira, o Ministério da Educação deve exigir, por meio de projetos sociais e de aulas que abordem sobre a tônica, alternativas didáticas de educação relacionados ao cuidado e verificação de informações nas mídias digitais, induzindo à busca por fontes autênticas. De forma que, a partir desses programas, seja possível estimular um lado crítico na sociedade, como forma de reeducar e coibir o envio e conversas acerca de conteúdos falsos. Em síntese, diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á um país prestigiado na divulgação de informações, assim como é previsto na obra “Alegoria da caverna
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.