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#40361
Embora pareça ser um termo recente as “fake news” se estendem desde a antiguidade. A vinculação de notícias falsas estiveram presentes em diversos momentos da história como por exemplo, quando a Peste Negra surgiu na idade média, matando milhões de pessoas. Os judeus que eram fortemente perseguidos naquela época foram acusados de serem os responsáveis. Por conta disso, muitos judeus foram assassinados.
Em primeiro lugar, podemos citar como uma das causas das fakes news atualmente
o compartilhamento de notícias sem que haja verificação para ter certeza se a mesma é re-
almente verdadeira. Um estudo desenvolvido por cientistas da Universidade de Columbia e
do French National Institute constatou que 59% dos usuários da internet compartilham links
nas redes sociais sem ler seus conteúdos antes. Na maioria dos casos esses fatos mentiro-
sos acabam prejudicando e causando sérias consequências para quem tem o nome vincu-
lado a isso.
A propagação de fake news na área da saúde pode trazer sérias consequências
tanto para a sociedade quanto para o serviço de saúde pública. Isso porque movimentos de
anti-vacinas, dietas milagrosas, alimentos que curam doenças graves como câncer, trata-
mentos diferentes sem nenhuma comprovação científica são métodos que vem sendo cada
vez mais utilizados pelas pessoas.
Em virtude dos fatos mencionados, é necessário que ocorra uma contribuição de
todos para combater as notícias fakes, é importante sempre checar a fonte ou a referência,
verificar a data da notícia. As redes sociais em parceria com empresas devem lançar meca-
nismos em seu aplicativo para verificar a veracidade da informação, só assim esses boatos
serão combatidos de maneira eficaz.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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