Em primeiro lugar, é válido demonstrar que o analfabetismo digital impacta nas chances de encontrar um emprego. Para exemplificar, o conhecimento técnico e prático do programa da "Microsoft", o "Excel", é um requisito básico para muitos empregos, mesmo que não envolvam a área de tecnologia. É nesse momento que muitos candidatos se deparam com a dificuldade ou inexistência do conhecimento pois os obstáculos para o aprendizado, seja obter o aparelho ou programa, seja se atualizar sobre o mundo tecnológico, evidenciam a consequência da rapidez evolutiva, o que beneficia os mais jovens e aptos. Assim com Darwin supôs, a sobrevivência é do mais forte.
Em segundo lugar, o avanço científico apodera-se no mercado de trabalho. Na década de 1950, era muito requisitado o uso de datilógrafos para escrita e impressão em geral até cair em desuso por volta de 1980 e extinção da profissão. Esse fato deve-se aos preços caros dos serviços da época em comparação a atualidade na qual a digitação é realizada na palma da mão de maneira confortável em qualquer lugar e por qualquer pessoa. Consequentemente, não haverá necessidade de organizar uma equipe profissional para redigir um texto ou livro, por exemplo. Dessa maneira, muitos trabalhadores perderão seus empregos, aumentando os índices de pobreza no país.
Enfim, os impactos da revolução tecnológica são uma realidade crescente e esperada. Sendo assim, é papel do Ministério do Trabalho em conjunto a ONGs de incentivo educacional e científico em formular táticas de permanência dos empregados no mercado de trabalho através de feiras de ensino em parcerias às prefeituras as quais devem distribuir, de forma estratégica, equipamentos e docentes, voluntários ou não, para os locais de maior carência de desenvolvimento profissional e intelectual. E assim, os interessados terão conhecimento suficiente para adquirirem um emprego ou desenvolverem novas formas de obtê-lo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.