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#85258
No desenho animado "Robots" é apresentado um mundo onde tudo e todos são mecanizados, sendo a carne substituída por metal. Analogicamente a isso, com a revolução industrial, muitas profissões foram desfalcadas no mercado de trabalho por conta do surgimento de máquinas tecnológicas cuja agilidade é superior a dos seres humanos. Entretanto, toda moeda tem dois lados, e essa situação não é uma exceção a tal premissa. O desemprego de determinados profissionais, por exemplo, é um dos principais impactos da problemática, sendo seguido pela grande exigência de diploma acadêmico no currículo trabalhista.

Diante desse cenário, os equipamentos tecnológicos facilitam o trabalho de muitos, todavia, se apossam do de outros. Segundo o filósofo Karl Marx, o capitalismo é pautado pela busca por lucros. Nesse sentido, seria lógico trocar a mão de obra humana pela mecânica, já que a última é mais pró-ativa e não necessita de um pagamento mensal, diferente da primeira. Além do mais, usando dos serviços das máquinas, a possibilidade de acontecer um acidente no trabalho cai drasticamente. Dessa forma, é inegável que, para os donos de empresas, é muito mais vantajoso ter um maquinário trabalhando no lugar de um homem, deixando esse sem um emprego – consequentemente, sem um salário – para se bancar.

Ademais, com a tecnologia sendo uma grande concorrente aos cargos profissionais inferiores, o que sobra para os seres humanos são os escassos postos nobres. Diante disso, na obra cinematográfica "A fantástica fábrica de chocolate", o pai do protagonista perde o emprego para um equipamento, em vista que o seu trabalho era simples e repetitivo. Nessa perspectiva, é evidente que os trabalhadores estão sendo forçados a terem um estudo superior para não correrem o risco de serem descartados por uma ferramenta motorizada. Em contrapartida, nem todos os indivíduos possuem condições econômicas para investirem em uma educação profissionalizante, deixando-os, assim, com uma grande dificuldade na entrada do mercado de trabalho.

Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionar a adversidade. Sendo assim, o Estado, em conjunto ao Ministério da Educação, deve disponibilizar cursos profissionalizantes gratuitos e virtuais com professores voluntários por meio de uma página na web, para que, assim, a população tenha acesso a uma educação superior, lhe proporcionando uma maior chance de conseguir se ingressar em um bom emprego. Pode-se, ainda, ter propagandas dos cursos através da mídia e nas redes sociais. Ademais, toda e qualquer ajuda monetária ou profissional seria bem-vinda. Desse modo, seria possível diminuir a taxa de desemprego e, por consequência, as máquinas não seriam mais um problema para grande parte dos cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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#85266
Aqui está a minha análise da sua redação:

Introdução
Erro de vírgula. Correto: No desenho animado “Robots”, é apresentado...
Escolha imprecisa de palavra. Prefira sempre substituir o “onde” por “em que”.
“Entretanto, toda moeda tem dois lados, e essa situação não é uma exceção a tal premissa”. Essa frase ficou incompreensível e desnecessária, pois não entendi o que você quis passar com ela e, além disso, não fez diferença no seu texto. Ademais, a expressão “toda moeda tem dois lados” é, substancialmente, informal e reflete uma falta de originalidade vocabular do autor.
A apresentação das teses ficou desorganizada, creio que uma frase como “Então, destacam-se o desemprego de determinados profissionais e a grande exigência de diploma acadêmico no currículo trabalhista” seria mais adequada.
Opinião do leitor: Alguns erros de português e partes estranhas, porém o texto está estruturalmente adequado até agora. Bom parágrafo!

D1
Creio que você falou muito das vantagens das máquinas tecnológicas aos donos de empresas e pouco falou do desemprego em si, o que foge um pouco do que era esperado na primeira tese. Então, tente desdobrar mais o argumento nos seus próximos textos. Fora isso, estruturalmente e ortograficamente, ficou muito bom!

D2
Ótimo parágrafo! O que foi esperado na segunda tese foi bem aplicado no seu D2, então, parabéns!

Conclusão
Tome cuidado com o uso da palavra “através”, a qual significa, literalmente, atravessar e, com isso, não possui o mesmo significado de “por meio de” ou “por intermédio de”. Fora isso, excelente proposta de intervenção!

Pensamentos finais
Redação excelente! Apenas tome cuidado com alguns aspectos na argumentação e no português. Você está no caminho certo! Um abraço!

O impossível era impossível, até que alguém tentou e conseguiu.
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#85267
JoaoPedro72 escreveu:Aqui está a minha análise da sua redação:

Introdução
Erro de vírgula. Correto: No desenho animado “Robots”, é apresentado...
Escolha imprecisa de palavra. Prefira sempre substituir o “onde” por “em que”.
“Entretanto, toda moeda tem dois lados, e essa situação não é uma exceção a tal premissa”. Essa frase ficou incompreensível e desnecessária, pois não entendi o que você quis passar com ela e, além disso, não fez diferença no seu texto. Ademais, a expressão “toda moeda tem dois lados” é, substancialmente, informal e reflete uma falta de originalidade vocabular do autor.
A apresentação das teses ficou desorganizada, creio que uma frase como “Então, destacam-se o desemprego de determinados profissionais e a grande exigência de diploma acadêmico no currículo trabalhista” seria mais adequada.
Opinião do leitor: Alguns erros de português e partes estranhas, porém o texto está estruturalmente adequado até agora. Bom parágrafo!

D1
Creio que você falou muito das vantagens das máquinas tecnológicas aos donos de empresas e pouco falou do desemprego em si, o que foge um pouco do que era esperado na primeira tese. Então, tente desdobrar mais o argumento nos seus próximos textos. Fora isso, estruturalmente e ortograficamente, ficou muito bom!

D2
Ótimo parágrafo! O que foi esperado na segunda tese foi bem aplicado no seu D2, então, parabéns!

Conclusão
Tome cuidado com o uso da palavra “através”, a qual significa, literalmente, atravessar e, com isso, não possui o mesmo significado de “por meio de” ou “por intermédio de”. Fora isso, excelente proposta de intervenção!

Pensamentos finais
Redação excelente! Apenas tome cuidado com alguns aspectos na argumentação e no português. Você está no caminho certo! Um abraço!
Obrigada pela correção e pela ajuda!!
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#85268
Amiran escreveu:
JoaoPedro72 escreveu:Aqui está a minha análise da sua redação:

Introdução
Erro de vírgula. Correto: No desenho animado “Robots”, é apresentado...
Escolha imprecisa de palavra. Prefira sempre substituir o “onde” por “em que”.
“Entretanto, toda moeda tem dois lados, e essa situação não é uma exceção a tal premissa”. Essa frase ficou incompreensível e desnecessária, pois não entendi o que você quis passar com ela e, além disso, não fez diferença no seu texto. Ademais, a expressão “toda moeda tem dois lados” é, substancialmente, informal e reflete uma falta de originalidade vocabular do autor.
A apresentação das teses ficou desorganizada, creio que uma frase como “Então, destacam-se o desemprego de determinados profissionais e a grande exigência de diploma acadêmico no currículo trabalhista” seria mais adequada.
Opinião do leitor: Alguns erros de português e partes estranhas, porém o texto está estruturalmente adequado até agora. Bom parágrafo!

D1
Creio que você falou muito das vantagens das máquinas tecnológicas aos donos de empresas e pouco falou do desemprego em si, o que foge um pouco do que era esperado na primeira tese. Então, tente desdobrar mais o argumento nos seus próximos textos. Fora isso, estruturalmente e ortograficamente, ficou muito bom!

D2
Ótimo parágrafo! O que foi esperado na segunda tese foi bem aplicado no seu D2, então, parabéns!

Conclusão
Tome cuidado com o uso da palavra “através”, a qual significa, literalmente, atravessar e, com isso, não possui o mesmo significado de “por meio de” ou “por intermédio de”. Fora isso, excelente proposta de intervenção!

Pensamentos finais
Redação excelente! Apenas tome cuidado com alguns aspectos na argumentação e no português. Você está no caminho certo! Um abraço!
Obrigada pela correção e pela ajuda!!
Por nada! :D

O impossível era impossível, até que alguém tentou e conseguiu.
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#85334
geoca escreveu:
Amiran escreveu:@LeighTeabing @JoaoPedro72 @Higorvaz @EuDavila @Mylike @geoca @Vini0324 @EmillyySilva @Mary890

Olá, pessoal!! Poderiam corrigir minha redação, por favor? Desde já, agradeço!

Oioi, tudo bem? Já que recebeu uma correção maravilhosa, deixo a minha para a próxima. Ok?! Beijãooo <3
Sem problemas! Obrigada pelo retorno, mesmo assim 😊
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#85392
Amiran escreveu:@LeighTeabing @JoaoPedro72 @Higorvaz @EuDavila @Mylike @geoca @Vini0324 @EmillyySilva @Mary890

Olá, pessoal!! Poderiam corrigir minha redação, por favor? Desde já, agradeço!
Oi, Amiran!

Vi que já recebeu uma correção, então a minha fica pra próxima. Ok?

Oi, pessoal. Infelizmente tive que me ausentar dessa comunidade por um tempo, estou tentando retomar a atividade. Desculpa pra quem me marcou e não respondi.
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O ex-presidente Michel temer durante sua gest&atil[…]

Prudência&Sofisticação

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bom dia, Marina li seu texto e minhas observa&cce[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM