Por juliappassos
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Um isolamento perigoso

A Covid-19 se tornou um problema mundial e afeta diariamente milhares de pessoas, e isto não seria diferente dentro do sistema carcerário brasileiro. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional, o Depen, atualmente existem mais de 17.300 presos infectados com o novo Corona Vírus, e em decorrência disso, quase cem morreram.
A série americana “Orange Is The New Black” aborda temas importantes a serem discutidos. Em um dos episódios mais marcantes, uma das personagens usa miolo de pão no lugar de um absorvente íntimo. Isso só mostra como a situação nos presídios e a higiene dos presos são extremamente precárias.
Por conta da covid, as visitas aos familiares e autorizações de trabalho para presos em regime aberto foram suspensas, contribuindo para que o medo e as fugas aumentassem drasticamente. Com todos esses acontecimentos, as perguntas que ficam são: o sistema carcerário brasileiro sabe lidar com situações extremas e atípicas como essa? Os agentes penitenciários já tiveram ou tem algum treinamento a respeito disso?
Nosso sistema penitenciário sempre teve falhas enormes, como superlotação de celas, fugas em massa de presidiários e negligência em diversos aspectos. Durante a pandemia que estamos passando, ficou ainda mais claro como precisamos ter um sistema carcerário mais seguro e bem preparado.
Apenas 7,8% dos presos fizeram teste para a covid-19, e por conta disso, é imoral manter milhares de presos em condições duvidosas em uma cela abarrotada em meio à realidade que estamos vivendo atualmente. Além de colocar a vida dessas pessoas em risco, também estamos sendo desatentos em relação a saúde dos nossos carcereiros, os quais são de extrema importância para que a nossa sociedade consiga viver em harmonia.
Em virtude dos fatos mencionados, fica nítido como o sistema carcerário brasileiro é falho e deplorável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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