Por maryarc
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#124158
O Jurista brasileiro Raymundo Faoro, em sua teoria intitulada "Monstro Macrocéfalo", critica o Brasil, haja vista o País possuir leis eficientes na teoria, mas deficitárias na prática. Sob essa óptica, a perspectiva supracitada é constatada quando relacionada aos impactos da pandemia na educação brasileira, pois é um problema que carece de atuação estatal. Logo, constata-se uma questão problemática a qual é motivada não só pelo aumento gradativo do abandono escolar, mas também o fechamento generalizado de instituições de aprendizagem.
Em uma primeira análise, é notório que o Poder Público não cumpre seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos. Embora a elaboração da Constituição Federal seja baseada no sonho de bem-estar social de todos, incluindo alunos e estudantes, isso não acontece de forma efetiva, uma vez que houve um aumento gradativo de abandono escolar, oque acarretou em uma grande perda de aprendizagem. Nesse sentido, percebe-se que essa inaceitável questão de vulnerabilidade dos indivíduos configura não um irrespeito colossal, mas também uma desvalorização descomunal e, portanto, deve ser modificada em todo território nacional.
Outrossim, outro fator pertinente dessa problemática é o fechamento de instituições de aprendizagem, tais como escolas, universidades e faculdades, tendo em vista que não tiveram apoio necessário para dar continuidade em suas redes de ensino. De acordo com o dramaturgo George Bernard, o progresso é impossível sem mudanças. Nesse sentido, percebe-se que as ideias do autor não são colocadas em prática, tendo em consideração que o problema gerou pessoas sem especialização superior, oque ocasionou em cidadãos ocupando cargos informais e de baixa remuneração. Assim, é inconcebível que o cenário da população de forma geral permaneça de forma estática, pois leva a perpetuação patológica do quadro supracitado.
Depreende-se, portanto, a urgência de novas medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso o Ministério Público em parceria com o MEC (Ministério da Educação), devem criar projetos que vise garantir o direito de igualdade de oportunidades de todos na educação e apoio para que as instituições deem continuidade em suas redes de ensino. Isso, deve ocorrer por meio de bolsas escolares gratuitas e financiamentos para as instituições públicas e federais. Dessa maneira será possível que o problema seja gradativamente minimizado no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Eli79
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#124169
@maryarc,

Boa tarde! Um bom texto. 
☆ Atente-se para grafia correta das palavras "... o País possuir".
☆ Parágrafo introdutório bem desenvolvido.☆ Nos parágrafos de desenvolvimento você apresenta argumentos válidos. Todavia, o impacto da pandemia no Brasil, trouxe diversos pontos negativos a população como mortes, retração da economia, agravos na saúde pública do país...etc. Entretanto, é possível destacar também pontos positivos  exemplo: ampliação do empreendedorismo Brasil no mundo, diminuição nos índices de poluição global. Esse tema é muito amplo, para focar somente no impacto da pandemia na educação brasileira.
 ☆ Seus parágrafos D1 e D2, estão ótimos. Mas, lembre-se: não se limite a seguir somente uma vertente, quando se tem um tema amplo que abrange diversos aspectos tanto negativos, quanto positivos se possível discorra sobre pelo menos dois aspectos. 
☆ No parágrafo conclusivo, você apresentou os elementos necessários. Porém, tenha atenção ao escrever os agentes responsáveis pela ação. Não se pode escrever a sigla antes do nome do órgão "MEC (Ministério da Educação)", o inverso seria a forma  correta. 
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