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Por Renatogang
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Segundo o educador brasileiro Paulo Freire “A educação não mudo o mundo, a educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo”. Diante do exposto, é notável que Paulo Freire reconhece o poder libertador que a educação possui e sua importância para a sociedade, no entanto, a aprendizagem no Brasil foi extremamente prejudicada durante a pandemia, limitando a capacidade de transformação da vida social que estudar propõe. Infere-se, portanto, que os impactos da pandemia na aprendizagem dos estudantes brasileiros foram o acesso à educação negado para grupos marginalizados e maior dependência dos jovens com o uso do celular.
Nesse sentido, é lícito postular que um dos impactos da pandemia na aprendizagem do estudante brasileiro foi a exclusão de alguns grupos socialmente vulneráveis do acesso à educação. Dito isso, vale destacar o livro “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, o qual retrata o cotidiano de uma família que vive em situação de miserabilidade.Porém, apesar das dificuldades financeiras da autora, seus filhos possuiam acesso à aprendizagem, algo que não aconteceria durante a pandemia, pois, com as escolas fechadas e com a desigualdade no acesso à internet os filhos de Carolina teriam seu direito de aprender negado. Logo, os grupos sociais que não possuem condições de uma educação online foram impactados negativamente com a pandemia e não puderam usufruir do direito à educação.
Ademais, cabe destacar que a pandemia não só impactou os estudantes brasileiros que não tiveram acesso à aulas remotas, mas também aos alunos que devido ao maior tempo gasto nos computadores e celulares aumentaram sua dependência em relação a esses aparelhos. Visto esse cenário, há de se destacar o documentário da Netflix “Dilema das redes”, no qual expõe que os aparelhos eletrônicos e as redes sociais são criados com o intuito de viciar o usuário e causar ansiedade com a falta de seu uso. Sendo assim, os adolescentes que tiveram acesso à aulas online experienciaram falta de concentração e dificuldade de dormir pelo uso abusivo do celular.
Evidencia-se, desse modo, que é necessário que o Ministério da Educação proporcione o acesso igualitário aos estudos a todos os alunos do país, por meio da disponibilidade de cursos e aulas aos alunos que não estudaram durante a pandemia, —por exemplo, aulas coletivas e apostilas que possibilite o aluno a aprender o que não conseguiu durante a pandemia — a fim de minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem e nivelar os alunos do país. Outrossim, é dever da família vigiar e auxílio adolescentes com uso abusivo do celular.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por bielwuliston
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#127580
Texto corrigido:

Segundo o educador brasileiro Paulo Freire, "A educação não muda o mundo, a educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo". Diante do exposto, é notável que Paulo Freire reconhece o poder libertador da educação e sua importância para a sociedade. No entanto, a aprendizagem no Brasil foi extremamente prejudicada durante a pandemia, limitando a capacidade de transformação da vida social que o estudo propõe. Infere-se, portanto, que os impactos da pandemia na aprendizagem dos estudantes brasileiros incluem o acesso negado à educação para grupos marginalizados e a maior dependência dos jovens em relação ao uso do celular.

Nesse sentido, é lícito postular que um dos impactos da pandemia na aprendizagem do estudante brasileiro foi a exclusão de alguns grupos socialmente vulneráveis do acesso à educação. Vale destacar o livro "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, que retrata o cotidiano de uma família vivendo em condições de miserabilidade. Porém, apesar das dificuldades financeiras, os filhos de Carolina tinham acesso à aprendizagem, algo que não aconteceria durante a pandemia devido ao fechamento das escolas e à desigualdade no acesso à internet. Logo, os grupos sociais que não possuíam condições para uma educação online foram impactados negativamente pela pandemia e não puderam usufruir do direito à educação.

Ademais, a pandemia impactou não só os estudantes brasileiros que não tiveram acesso a aulas remotas mas também aqueles que, devido ao maior tempo gasto em computadores e celulares, aumentaram sua dependência desses aparelhos. O documentário da Netflix "O Dilema das Redes" expõe que os dispositivos eletrônicos e as redes sociais são projetados para viciar o usuário e causar ansiedade pela falta de seu uso. Portanto, os adolescentes que tiveram acesso a aulas online experienciaram falta de concentração e dificuldade para dormir devido ao uso abusivo do celular.

Evidencia-se, desse modo, a necessidade de o Ministério da Educação proporcionar acesso igualitário aos estudos a todos os alunos do país, por meio da disponibilidade de cursos e aulas aos alunos que não estudaram durante a pandemia — por exemplo, aulas coletivas e apostilas que possibilitem ao aluno aprender o que não conseguiu durante esse período. Além disso, é dever da família vigiar e auxiliar adolescentes no uso abusivo do celular.
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