Nesse sentido, é lícito postular que um dos impactos da pandemia na aprendizagem do estudante brasileiro foi a exclusão de alguns grupos socialmente vulneráveis do acesso à educação. Dito isso, vale destacar o livro “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, o qual retrata o cotidiano de uma família que vive em situação de miserabilidade.Porém, apesar das dificuldades financeiras da autora, seus filhos possuiam acesso à aprendizagem, algo que não aconteceria durante a pandemia, pois, com as escolas fechadas e com a desigualdade no acesso à internet os filhos de Carolina teriam seu direito de aprender negado. Logo, os grupos sociais que não possuem condições de uma educação online foram impactados negativamente com a pandemia e não puderam usufruir do direito à educação.
Ademais, cabe destacar que a pandemia não só impactou os estudantes brasileiros que não tiveram acesso à aulas remotas, mas também aos alunos que devido ao maior tempo gasto nos computadores e celulares aumentaram sua dependência em relação a esses aparelhos. Visto esse cenário, há de se destacar o documentário da Netflix “Dilema das redes”, no qual expõe que os aparelhos eletrônicos e as redes sociais são criados com o intuito de viciar o usuário e causar ansiedade com a falta de seu uso. Sendo assim, os adolescentes que tiveram acesso à aulas online experienciaram falta de concentração e dificuldade de dormir pelo uso abusivo do celular.
Evidencia-se, desse modo, que é necessário que o Ministério da Educação proporcione o acesso igualitário aos estudos a todos os alunos do país, por meio da disponibilidade de cursos e aulas aos alunos que não estudaram durante a pandemia, —por exemplo, aulas coletivas e apostilas que possibilite o aluno a aprender o que não conseguiu durante a pandemia — a fim de minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem e nivelar os alunos do país. Outrossim, é dever da família vigiar e auxílio adolescentes com uso abusivo do celular.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada