Avatar do usuário
Por G4be
Quantidade de postagens
#123981
O livro “Blade Runner”, do autor Philip K. Dick, aborda uma sociedade distópica onde robôs atingiram um nível de semelhança muito próximo aos humanos e, desse modo, substituíram as pessoas na maioria das vagas de emprego. Fora da ficção, o mundo real se aproxima cada vez mais da história de Dick, uma vez que não existe uso ético das inteligências artificiais, enquanto o capitalismo busca o lucro por meio da subvalorização da classe trabalhadora e a exploração de seus direitos.
Diante deste cenário, vê-se a imprescindibilidade de salientar como o uso em massa desses programas afeta o mercado de trabalho na contemporaneidade. O autor Carl Benedikt afirma que o emprego das “IAs” como funcionários é maléfico, pois retira as chances daqueles indivíduos que necessitam destas vagas para suprir suas necessidades. Sob esse viés, notar-se-á que humanos começam a serem preteridos por ferramentas virtuais, o que aumenta os índices de desemprego e levará parte da população à miséria.
Outrossim, vale salientar, também, a influência das ideologias mercantilistas sobre essa problemática. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, o capitalismo é um sistema parasitário, dado que ele carece de valores morais e visa somente o lucro. Dessa forma, constata-se que o capitalismo liberal é incompatível ao uso ético da inteligência artificial, posto que ele próprio desvaloriza os trabalhadores enquanto utiliza “softwares” na busca pelo lucro. Assim, essa situação ocasiona em um ambiente com poucas oportunidades para aqueles que procuram por empregos.
Destarte, é mister que ações sejam tomadas para mediar estes estorvos. Logo, é necessário que o Estado, por meio do Ministério da Tecnologia, use de seus poderes judiciários para formular leis e determinações que protejam os trabalhadores e funcionários. Assim, com o objetivo de criar um mercado trabalhista mais justo e livrar-se dos objetivos aéticos do capitalismo, poder-se-á minguar a influência negativa da inteligência artificial no mercado de trabalho e afastar-se daquele mundo criado “Blade Runner”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Eli79
Quantidade de postagens
#123989
Boa tarde! um bom texto.

Observações:

1. Sua tese está boa, porém atente-se bastante em relação aos pontos finais e às vírgulas. Não somente na introdução, mas no texto como um todo.
2. Os dois parágrafos de desenvolvimento são pertinentes. Todavia, aprofundar-se nas consequências positivas e negativas da inteligência artificial,poderia enriquecer muito o seu texto.
3. Sobre o parágrafo de conclusão, o Ministério da Tecnologia faz parte do poder executivo, logo não é função típica dele formular leis. Na realidade, quem formula leis é o poder legislativo, e quem aplica é o poder judiciário. Faltou apresentar os seguintes elementos : Modo, Detalhamento.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
185 Exibições
por anaguedash
0 Respostas 
306 Exibições
por anaguedash
3 Respostas 
269 Exibições
por EmillyySilva
0 Respostas 
47 Exibições
por Sisi09
1 Respostas 
724 Exibições
por wallacek0
0 Respostas 
131 Exibições
por Estrelaaa
1 Respostas 
873 Exibições
por comeMED
0 Respostas 
297 Exibições
por maycondgs
0 Respostas 
78 Exibições
por maariacth
5 Respostas 
363 Exibições
por Fernando202

Fiz essa redação semana passada! No[…]

Segurança pública

achei interessante o tema so achei o texto mito pe[…]

Segundo Carl Sagan, cientista planetário as[…]

teste

teste

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM