Avatar do usuário
Por ronaldjr
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#116096
Nos últimos anos, a inteligência artificial (AI) vem avançando, cada vez mais, nas diferentes esferas de produção e na sociedade, atuando, por exemplo, como uma ferramenta auxiliatória na complexidade de escalas de produção e no cotidiano do cidadão, respectivamente. Nota-se, contudo, que por atuar em sociedade, também acarreta em impactos prejudiciais relacionados ao homem, sobretudo às relações de trabalho, gerando substituição da mão de obra e concentração de capital, corroborando para o aumento da desigualdade social.

Em primeira a análise, a substituição da máquina pelo homem pode ser benéfica, principalmente, quando se trata de trabalhos repetitivos ou de alta perigosidade, porém, na grande maioria dos casos, o uso da AI corrobora para o aumento do desemprego, pois seu uso pelas grandes corporações visa apenas redução de custos operacionais. Neste contexto, em um país como Brasil, por exemplo, que possui uma enorme massa de trabalhadores com baixa formação, a substituição dessa classe é impactada não somente pelo desemprego, mas também pela dificuldade de recolocação profissional, intensificando problemas econômicos e sociais.

Ademais, a grande concentração de riqueza pelas corporações que, inclusive, foram intensificadas nos últimos ano, na pratica, não estão exercendo uma função social de desenvolvimento para o país. Empresas como as Bigtechs – Meta, Google, Amazon – estão maximizando seus lucros reduzindo custo operacional, como a mão de obra especializada, além de enviar seus ganhos para matrizes no exterior. Deste modo, mesmo organizações tão lucrativas e tecnológicas, tornam-se apenas concentradoras de riqueza, não contribuindo para o desenvolvimento da nação.

Diante do exposto, portanto, o uso da AI pode intensificar problemas nas relações de trabalho, gerando adversidades econômicas e sociais, como o desemprego e a concentração de riqueza por poucas empresas. Para isso, faz-se necessário debater seu uso visando o ganho social – como a redução da carga de trabalho – bem como o papel de função social das empresas como agentes do crescimento do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Vitorialsx
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#116097
Alguns pontos que eu gostaria de destacar em sua redação, primeiro é a falta de repertório, você possui uma ótima argumentação, entretanto, não utilizou de nenhum repertório sociocultural. Os repertórios são ótimos para comprovar sua argumentação, seria correto você usar para deixar sua argumentação mais forte.
Em relação a sua proposta de intervenção faltou um agente, que é necessário, para poder resolver a problemática apresentada , a proposta ficou vaga demais, comparando a sua tese apresentada e a argumentação, você poderia ter explicado melhor a forma desses debates
1
Avatar do usuário
Por ronaldjr
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#116135
Muito obrigado por me ajudar, Vitória! Vou corrigir hoje mesmo.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
360 Exibições
por Eli79
0 Respostas 
185 Exibições
por anaguedash
0 Respostas 
306 Exibições
por anaguedash
3 Respostas 
284 Exibições
por Petalarafa
0 Respostas 
420 Exibições
por mando
0 Respostas 
169 Exibições
por Emersonxvx
2 Respostas 
3675 Exibições
por OlrenBeat
Impactos da inteligência artificial (IA)
por Mayyyy    - In: Outros temas
2 Respostas 
83 Exibições
por Mayyyy
Inteligência artificial: impactos
por Mathk    - In: Outros temas
0 Respostas 
103 Exibições
por Mathk
0 Respostas 
174 Exibições
por gonegirl25

Tem-se visto que está tendo um aumento muit[…]

A mulher sendo maior parte da populaç&atild[…]

lais458 Felpz DaviHudson claraa1234 Henry[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM