Primordialmente, é preciso refletir sobre a privacidade dos indivíduos em questão. Embora a proteção de dados seja prevista na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é preciso uma atenção maior a este caso. Uma vez que, a IA é comumente usada na automação de atividades e está sempre sendo alimentada por informações pessoais, sendo assim, em algum momento ela pode tomar uma decisão que ponha em risco a conservação do sigilo dos usuários.
Além disso, o uso excessivo dessa tecnologia fragiliza o olhar crítico do cidadão. Isto é, a facilidade que tal modernização traz, torna dispensável o uso da razão. A exemplo, tem-se a disseminação do ChatGPT que, através da IA possui capacidade de formular trabalhos prontos. Nesse sentido, é normalmente preferível a praticidade em detrimento do esforço necessário ao usar o intelecto.
Em síntese, o desenvolvimento tecnológico, se usado de forma inadequada, traz prejuízos à humanidade. Portanto, os desenvolvedores- profissionais responsáveis pela criação de softwares, devem garantir o mantimento da privacidade dos usuários, por meio de upgrades periódicos, a fim de evitar falhas e garantir a ética. Outrossim, é necessário investir na educação midiática para incentivar o uso equilibrado dessa inovação tecnológica na sociedade contemporânea evitando assim, que a sociedade partilhe do mesmo sentimento angustiante de Santos Dumont, ao ver sua criação sendo usada para fins trágicos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.