Avatar do usuário
Por Djeymson
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#42721
A partir da Revolução Industrial, diversos povos passaram por profundas transformações não só econômicas como, principalmente, sociais. Embora a sociedade brasileira atual apresente contornos específicos, ainda é possível visualizar o legado presente na questão da falta de consciência política e eleitoral. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui a falta de conhecimento e a lenta mudança na mentalidade social.
Convém ressaltar, a princípio, que a ausência de conhecimento é um fator determinante para a persistência do problema. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outra causa do problema: se as pessoas não têm acesso à informação séria sobre o impacto da falta de consciência política, sua visão será limitada, o que dificulta a erradicação do problema.
Em consequência disso, surge a questão da a lenta mudança na mentalidade social, que intensifica a gravidade do problema. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber que a questão da ausência do raciocínio eleitoral é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social desinformado, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa.
Torna-se imperativo, então, desenvolver medidas que ajam sobre o problema. Logo, é necessário que as prefeituras, em parceria com o governo do estado, proporcionem a criação de oficinas educativas, a serem desenvolvidas nas semanais culturais dos colégios estaduais. Esses eventos podem ser organizados por meio de atividades práticas, como dramatizações, dinâmicas e jogos, de modo a proporcionar a visualização do assunto, além de palestras de sociólogos que orientem sobre política para os jovens e suas famílias, com embasamento científico, a fim de efetivar a elucidação da população sobre o tema. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange à questão do Impactos da falta de consciência política e eleitoral brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
103 Exibições
por Ingridyyiii
0 Respostas 
163 Exibições
por Carllla
0 Respostas 
121 Exibições
por Bibi101
0 Respostas 
44 Exibições
por Lan
A importância da consciência de privilégios
por Welen    - In: Outros temas
1 Respostas 
1921 Exibições
por Welen
o consumismo e a consciência ambiental.
por lululuana    - In: Outros temas
0 Respostas 
117 Exibições
por lululuana
2 Respostas 
150 Exibições
por AthenaJBM
0 Respostas 
84 Exibições
por Nsnaty
0 Respostas 
37 Exibições
por Samara01v
0 Respostas 
76 Exibições
por RaffaJ

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM