Primeiramente, dado ao aquecimento global e a poluição,um vasto número de rios e lagos senão secos ficam impróprios para o consumo. Sob esse viés, desde o século XIX, logo após a revolução industrial, grande parte dos recursos naturais foram mais explorados para os meios produtivos. Assim, muitos rios secaram, obrigando a população a cavar poços sistesianos, o que não adiantou, pois água também estava contaminadas pela emissão de poluentes que através da chuva entraram no subsolo. Dessa maneira, o que é garantido pela (DUDH) torna-se um Desafio.
Outrossim, o aumento dos preços dos alimentos se faz presente no século XXI. Nessa perspéctiva, na frase do filósofo alemão Arthur schopenhauer: " todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo ". Nesse sentido, os indivíduos ficaram cada vez nas egoístas, tento em vista o lucro do que fora perdido nas plantações provocado pela seca. Sendo assim, é evidente a existência de uma direta proporção entre a falta de água e os impactos à humanidade.
Portanto, urge uma convocação feita pela ONU para uma reunião, onde sera discutidas meios de acabar com a falta de água em regiões mais secas e negociar sobre o preço de alimentos. Por meio, criar acordos do qual todos saíam ganhando, afim de se ajudarem e acabar com o egoísmo dito por schopenhauer.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.