Avatar do usuário
Por Anadrielle
Quantidade de postagens
#119488
Na obra “Viva, a vida é uma festa” é apresentado através da cinematografia, aspectos regionalistas fundamentais para os indivíduos latino-americanos. Tendo isso em mente, é possível perceber como a arte, filme, músicas e danças, são elementos cruciais para o desenvolvimento cultural, tal fator é influenciado principalmente pelas redes de ensino infanto-juvenil. Entretanto, existe a carência de tais fatores nas escolas brasileiras, sendo assim, discute-se sobre a falta de recursos econômicos neste âmbito, além da ausência de núcleos diversificados na norma padrão curricular.

Em primeira análise, salienta-se a falta de matérias que envolvam características culturais e artísticas no currículo educacional. Tal elemento ocorre principalmente pelo modelo arcaico enfrentado nas disciplinas escolares. A exemplo de um modelo não tão antiquado em relação ao núcleo diversificado, existem as escolas em período integral no qual tem matérias variadas, visando o autoconhecimento e a sapiência cultural. Contudo, escolas que se ausentam do âmago diverso, utilizam de uma educação mais rasa e com menos princípios sobre as tradições brasileiras e dos patrimônios nacionais. Segundo o educador Paulo Freire, ''Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência'', afirma assim, que a escola não deve ser pensada apenas com ensinos medianos e rasos, mas sim que deve corroborar com a socialização, e , a maneira mais acessível de se desenvolver laços, é através do núcleo diversificado, onde pessoas com gostos e conhecimentos semelhantes se conhecem. Destarte, é necessário a aplicação de meios educacionais diversos afim de disseminar o conhecimento cultural.

Ademais, cabe discutir acerca da falta de recursos econômicos disponibilizado para os projetos culturais. Isso pode ocorrer por diversos agravantes, dentre tais, principalmente a carência da disponibilização de verbas , no qual mal priorizam o ensino em si, tampouco as propostas culturais nas escolas. À luz disso, da insuficiência de verba, há escolas que se ausentam de uma boa infraestrutura, com salas de aulas destroçadas e banheiros inutilizáveis, donde os próprios alunos, ao quererem ter um local de qualidade, precisam fazer por si mesmos. Dessa forma, como os alunos não tem um local de estudo adequado, muitos desanimam-se de estudar, e ocasiona a evasão escolar. De acordo com dados disponibilizados pelo sindicato CPERS, ''Em 2022, o orçamento da Educação teve corte de R$ 802,6 milhões, sendo assim, um dado preocupante, e que inviabiliza a aplicação de projetos culturais nas redes de ensino. Assim, a execução de tais projetos é impossibilitado por questões econômicas.

Portanto, urge a tomada de medidas nesse âmbito. Desta forma, cabe ao Ministério da Educação e Cultura - como o principal órgão público responsável pela regulamentação da educação no Brasil - elaborar campanhas culturais nas redes de ensino fundamental e ensino médio, através da criação de eventos divertidos e que ensinem sobre as tradições brasileiras, a fim de corroborar com o conhecimento cultural das crianças e adolescentes. Assim, com tal criação, a ausência de projetos culturais nas redes de ensino brasileiro diminuirão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por Anadrielle
Quantidade de postagens
#119492
Queria apagar essa redação pq ela ficou com muitos erros e repetições :(
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
40 Exibições
por JujubLima
2 Respostas 
234 Exibições
por diana674
0 Respostas 
128 Exibições
por mirelaa000
4 Respostas 
217 Exibições
por Higorvaz
1 Respostas 
87 Exibições
por Salvadorl
0 Respostas 
71 Exibições
por dudadeduda
0 Respostas 
58 Exibições
por ruanamaralbr
0 Respostas 
23 Exibições
por cl4raujo
0 Respostas 
86 Exibições
por STELA1234
0 Respostas 
256 Exibições
por Ivel

Se está à procura de quais os melho[…]

O lema positivista na bandeira nacional sugere a b[…]

Ingualdade entre as pessoas

Segundo a premissa do artigo quinto da constitui&c[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM