Em primeira análise, salienta-se a falta de matérias que envolvam características culturais e artísticas no currículo educacional. Tal elemento ocorre principalmente pelo modelo arcaico enfrentado nas disciplinas escolares. A exemplo de um modelo não tão antiquado em relação ao núcleo diversificado, existem as escolas em período integral no qual tem matérias variadas, visando o autoconhecimento e a sapiência cultural. Contudo, escolas que se ausentam do âmago diverso, utilizam de uma educação mais rasa e com menos princípios sobre as tradições brasileiras e dos patrimônios nacionais. Segundo o educador Paulo Freire, ''Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência'', afirma assim, que a escola não deve ser pensada apenas com ensinos medianos e rasos, mas sim que deve corroborar com a socialização, e , a maneira mais acessível de se desenvolver laços, é através do núcleo diversificado, onde pessoas com gostos e conhecimentos semelhantes se conhecem. Destarte, é necessário a aplicação de meios educacionais diversos afim de disseminar o conhecimento cultural.
Ademais, cabe discutir acerca da falta de recursos econômicos disponibilizado para os projetos culturais. Isso pode ocorrer por diversos agravantes, dentre tais, principalmente a carência da disponibilização de verbas , no qual mal priorizam o ensino em si, tampouco as propostas culturais nas escolas. À luz disso, da insuficiência de verba, há escolas que se ausentam de uma boa infraestrutura, com salas de aulas destroçadas e banheiros inutilizáveis, donde os próprios alunos, ao quererem ter um local de qualidade, precisam fazer por si mesmos. Dessa forma, como os alunos não tem um local de estudo adequado, muitos desanimam-se de estudar, e ocasiona a evasão escolar. De acordo com dados disponibilizados pelo sindicato CPERS, ''Em 2022, o orçamento da Educação teve corte de R$ 802,6 milhões, sendo assim, um dado preocupante, e que inviabiliza a aplicação de projetos culturais nas redes de ensino. Assim, a execução de tais projetos é impossibilitado por questões econômicas.
Portanto, urge a tomada de medidas nesse âmbito. Desta forma, cabe ao Ministério da Educação e Cultura - como o principal órgão público responsável pela regulamentação da educação no Brasil - elaborar campanhas culturais nas redes de ensino fundamental e ensino médio, através da criação de eventos divertidos e que ensinem sobre as tradições brasileiras, a fim de corroborar com o conhecimento cultural das crianças e adolescentes. Assim, com tal criação, a ausência de projetos culturais nas redes de ensino brasileiro diminuirão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada