Em primeira análise, é importante destacar o abandono digital como uma das principais causas ligadas ao problema. Segundo filósofo Bauman “as redes sociais são uma armadilha”. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se lamentavelmente a permanência do problema, que se tornou algo comum em virtude de uma base familiar sem diálogo e supervisão virtual. Entretanto, uso excessivo do TikTok vem aumentando e consequentemente expondo os jovens a riscos, além da imposição dos padrões de beleza.
Além disso, é notável a falha educacional como um ponto Impulsionador do problema. Desse modo, o pensamento do filósofo Paulo Freire “a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Nessa perspectiva, é notório que as Escolas, órgão responsável por grande parte da nossa formação como ser humano, não promovem debates sobre o assunto e suas consequências em sala de aula.
Portanto, é necessário que ações sejam tomadas para amenização do impacto TikTok no comportamento dos jovens. Para tanto, é dever do Ministério da Educação, órgão responsável pelo Sistema de Ensino, em parceria com escolas e famílias responsáveis pelos alunos, promover por meio de palestras, campanhas informativas , além da realização aulas sobre o tema, com intuito de amenizar e conscientizar as pessoas sobre os malefícios do uso do TikTok e as redes sócias em gerais. Por fim, espera-se a melhora do impacto do TikTok na vida dos jovens.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.