Atualmente, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), nos últimos 20 anos, o índice de pessoas forçadas a saírem de seus lugares de origem chegou a 65 milhões, o que ocasiona alarde aos países que comumente são receptores desses refugiados. Em conseguinte, as nações em desenvolvimento são as principais responsáveis por acolher essas pessoas e embora cause impactos negativos, como: aumento populacional excessivo e dificuldade política, podem também oferecer benefícios a esses países pois auxiliam e reforçam a mão de obra.
O filósofo polonês Zygmunt Bauman, em entrevista para o jornal Fronteiras, ressaltou que " [...] Os refugiados são a representação dos nossos piores medos: A perda de tudo já conquistado, o fim da segurança, incerteza do futuro[...] ", Por tanto, é notório o impacto negativo dissiminado pelas consequências desse tipo de imigração, não estamos tão evoluídos mundialmente quanto imaginávamos estar no século XXI.
Logo, cabe a ONU, em conjunto com os países receptores, garantir o mínimo de direitos de vida e auxiliarem na burocracia do Direito de Asilo e cuidado com o expatriado. Assim, visando o bem estar e comodidade de todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.