Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#108851
MODELO DE CORREÇÃO:
a) Tema (0-20) -
b) Tipo de texto (0-20) -
c) Coerência (0-20) -
d) Coesão (0-20) -
e) Modalidade/conformidade com a norma padrão da Língua Portuguesa (0-20) -

Título: O impacto do vírus na política e na cultura brasileira.

A série documentária “Chernobyl”, produzida pela HBO, demonstra a realidade daqueles que sobreviveram ao incidente radioativo de 1986, e como isso afetou além da saúde dos envolvidos, sua cultura. À vista disso, o paralelo criado na sociedade contemporânea condiz com a pandemia da COVID-19 em 2021, visto que, assim como a catástrofe radioativa, as relações sociais foram severamente agravadas. Dessa forma, o vírus instalado, intensificado por ações governamentais, foi responsável pela principal mudança cultural dos últimos anos.

É imprescindível salientar como a atitude das autoridades em relação ao tópico é agravante ao exposto. Acerca disso, o filósofo chinês, Chuang Tzu, afirma que para se cumprir um objetivo deve-se, primeiramente, estar interessado na sua solução. Analogamente, durante o governo Bolsonaro, período o qual se estabeleceu a pandemia da COVID-19, o ex-presidente da república, foi responsável pela disseminação de informações que abrandaram as medidas protetivas recomendadas pelos órgãos de saúde, causando não só com que parte da população não se cuidasse, mas também que pudessem infectar os outros ao seu redor. Fica claro, portanto, o desinteresse por parte da população com a solução dos problemas enfrentados na luta contra o vírus.

É fundamental acentuar como a cultura da sociedade contemporânea foi severamente modificada pelo tópico. Nesse sentido, o sociólogo brasileiro, Herbert Souza, reitera que uma nação é incapaz de mudar somente pela sua economia, política ou ciência sem a assistência da cultura. Para tanto, as medidas protetivas, as quais incluem o “lockdown” e o uso de máscaras em locais públicos, diminuíram, consideravelmente, o contato físico, prejudicando não só a saúde mental dos envolvidos, por não serem mais capazes de verem seus amigos e familiares, mas também nos seus empregos, forçando-os as se capacitarem para trabalhos diferentes do habitual. Logo, a mudança drástica causada pela pandemia da COVID-19, foi responsável por causar a inversão dos hábitos culturais.

É indispensável discutir-se, portanto, acerca da luta contra a COVID-19. Para tanto, evidenciam-se as mudanças culturais geradas como consequência de atitudes governamentais irresponsáveis diante do cenário nacional. Por fim, reafirma-se o ponto acerca da gravidade do problema exposto como extremamente danoso.

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por EmillyySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#108859
Olá, Katsmoking! Tudo bem?? Decidi tentar corrigir uma redação de concurso, finalmente! Porém, você será minha vítima kkkkk. Então, desculpe qualquer erro.

╔═══════════════════╗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🧙‍♂️【 ANÁLISE GERAL】💨
════════════════════

⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ
— Antes de tudo, gostaria de ressaltar que não sou uma corretora profissional, então estou sujeita a erros, assim como todos. Faço isso apenas para tentar ajudar com o conhecimento que possuo.
════════════════════
Competências
════════════════════

❌Errado.
-> o correto estará dentro dos parênteses.
⚠️Atenção.
💡Análise textual ou ideias e palavras para adicionar no texto .
『⚛』repetição.
🔂substitua ou mude.
⁉️comentário sobre a argumentação

════════════════════


A série documentária “Chernobyl”, produzida pela HBO, demonstra a realidade daqueles que sobreviveram ao incidente radioativo de 1986, e como isso afetou [❌》vírgula aqui》 para isolar o "além da saúde dos envolvidos"] além da saúde dos envolvidos, sua cultura. À vista disso, o paralelo criado na sociedade contemporânea condiz com a pandemia da COVID-19 [❌》vírgula] em 2021, visto que, assim como a catástrofe radioativa, as relações sociais foram severamente agravadas. Dessa forma, o vírus instalado, intensificado por ações governamentais, foi responsável pela principal mudança cultural dos últimos anos.

É imprescindível salientar como a atitude das autoridades em relação ao tópico é agravante ao exposto. Acerca disso, o filósofo chinês, [❌》sem vírgula] Chuang Tzu, afirma que para se cumprir um objetivo deve-se, primeiramente, estar interessado na sua solução. Analogamente, durante o governo Bolsonaro, período o qual se estabeleceu a pandemia da COVID-19, o ex-presidente da república, [❌》sem vírgula] foi responsável pela disseminação de informações que abrandaram as medidas protetivas recomendadas pelos órgãos de saúde, causando não só com que parte da população [⚠️》repetição] não se cuidasse, mas também que pudessem infectar os outros ao seu redor. [🔄》melhorar frase para evitar a repetição de "não"》 exemplo: "fazendo parte da população ser negligente com os cuidados necessários e, consequentemente, intensificando a disseminação da infecção [...]"] Fica claro, portanto, o desinteresse por parte da população [⚠️》repetição] com a solução dos problemas enfrentados na luta contra o vírus.

É fundamental acentuar como a cultura da sociedade contemporânea foi severamente modificada pelo tópico. Nesse sentido, o sociólogo brasileiro, [❌》sem vírgula] Herbert Souza, reitera que uma nação é incapaz de mudar somente pela sua economia, política ou ciência [❌》vírgula] sem a assistência da cultura. Para tanto, as medidas protetivas, as quais incluem o “lockdown” e o uso de máscaras em locais públicos, diminuíram, consideravelmente, o contato físico, prejudicando não só a saúde mental dos envolvidos, por não serem mais capazes de verem seus amigos e familiares, mas também nos seus empregos, [💡》seria relevante destacar o motivo do impacto no mercado de trabalho, como: a ameaça na estrutura econômica do distanciamento social, gerando o desemprego] forçando-os as [❌》a] se capacitarem para trabalhos diferentes do habitual. Logo, a mudança drástica causada pela pandemia da COVID-19, foi responsável por causar a inversão dos hábitos culturais.

É indispensável discutir-se, portanto, acerca da luta contra a COVID-19. Para tanto, evidenciam-se as mudanças culturais geradas como consequência de atitudes governamentais irresponsáveis diante do cenário nacional. Por fim, reafirma-se o ponto acerca da gravidade do problema exposto como extremamente danoso.

✅muito bom, parabéns!


MODELO DE CORREÇÃO:
a) Tema (0-20) - 2️⃣0️⃣
b) Tipo de texto (0-20) -2️⃣0️⃣
c) Coerência (0-20) -1️⃣5️⃣
d) Coesão (0-20) -2️⃣0️⃣
e) Modalidade/conformidade com a norma padrão da Língua Portuguesa (0-20) -1️⃣5️⃣

TOTAL9️⃣0️⃣
Não sei muito bem pontuar, mas fiz o meu melhor pra te ajudar. 😼👍🏻
2
Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#108861
Muito obrigado @EmillyySilva pela correçaõ!! Fico feliz que esteja entrando no ramo do modelo concurso!! Escorreguei feio nas vírgulas kkkkk. Tentei fazer dentro do tempo e perdi demais a prática.

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
47 Exibições
por IsabelaR
0 Respostas 
101 Exibições
por Alex007
0 Respostas 
11 Exibições
por kael
0 Respostas 
223 Exibições
por Mariana06
A luta cultural contra o regime militar
por Laura50    - In: Outros temas
0 Respostas 
72 Exibições
por Laura50
Guerra as drogas no Brasil
por Maxy    - In: Outros temas
0 Respostas 
84 Exibições
por Maxy
2 Respostas 
301 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
84 Exibições
por itszbrunox
Impactos da guerra no Brasil
por LuanaMariaAn    - In: Outros temas
0 Respostas 
104 Exibições
por LuanaMariaAn
0 Respostas 
83 Exibições
por Amarelinha01

Excelente argumentação, e tenta enc[…]

Apenas Teoria

TallesCha , @cCiunao Higorvaz Zenebra Luci[…]

Palavras/artigos repetidos durante a redaç[…]

A violência contra as mulheres no Brasil &ea[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM