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Por Laurawilbert
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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o racismo, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater esse preconceito associado à raças, etnias e características físicas. Nesse sentido, podemos comprovar o racismo manifestado em muitos momentos da história como formas de dominação, por exemplo: a escravidão.
Ademais, é fundamental apontar a diferença econômica e a qualidade de vida das pessoas como impulsionadoras do preconceito no Brasil. Segundo Malcolm X, "Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos". Diante de tal exposto, percebe-se que atos racistas têm se tornado comum nos dias atuais, o que entristece muito a todos nós. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende -se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio do poder legislativo, crie e aprove leis em benefício da sociedade a fim de se deparar a uma mudança que tire o medo da liberdade e democracia do nosso povo. Assim ,se consolidará uma sociedade mais justa, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social" ,tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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