• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#66422
Antigamente as mulheres tinham papéis que não justificavam suas qualidades, muitas não conseguiam se tornar o que queria devido não ter o direito do trabalho. Hoje em dia, apesar de conseguir "melhorar" esse cenário, ainda tem muitas dificuldades a serem enfrentadas. Dentre as causas se tem a desigualdade salarial entre mulheres e homens, e a limitação do trabalho por parte do preconceito.

A jornalista Renata Vasconcelos no ano de 2018, foi questionada pelo então presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, que o seu salário não era compatível com o de seu companheiro de trabalho, William Bonner, no entanto ela respondeu sem mencionar quantia, falando que a sua remuneração não era do interesse dele. Destarte é indubitavel que o machismo atrapalha e muito no progresso da igualdade entre gênero, pois pessoas com esse tipo de pensamento, transmite esse ponto de vista para outras pessoas, multiplicando infelizmente algo contrário do que as mulheres querem passar. A igualdade salarial deveria sim existir, pois existem serviços que as mulheres fazem do mesmo modo e esforço do homem, exemplo disso é as mulheres do futebol brasileiro, em que se comparar com o salário do jogador Neymar, muitas ficam em inferioridade, sendo que existe mesmo esforço físico por parte da disputa em campeonatos.

O preconceito por parte da sociedade é considerado terrível, porque muitas vezes acontece uma limitação com o feminino, principalmente no meio de trabalho, pois faz com que não desperte o interesse em determinada profissão por achar que não irá conseguir. No entanto, as mulheres não podem adquirir esse pensamento para si, pois isso só atrapalhará a saúde mental da pessoa.

Portanto a mulher tem que estar sempre firme e forte em sua luta pela igualdade, para que isso aconteça todos deverão espalhar campanhas em redes sociais, em favor a igualdade de gênero, isso também com o apoio do governo e mídia para conseguir atingir o máximo de pessoas possíveis. Desta forma, conseguiremos ter um mundo e uma nação mais igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 70

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 70

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#66546
@Lucas13,

Introdução

"Antigamente as mulheres tinham papéis que não justificavam suas qualidades, muitas não conseguiam se tornar o que queria devido não ter o direito do trabalho.".

Olha, a competência 2 cobra a interdisciplinaridade e a adequação ao texto dissertativo-argumentativo. Apesar de, tecnicamente, está fazendo uma menção ao passado, nesse período, eu não irei contabilizar ele, talvez posso está errado. Mas como poderia considerar esse período como uma interdisciplinaridade de caractere histórico, se está fazendo menção a nenhuma data ou período específico.

Apesar de toda a luta social histórica das mulheres, somente 1932, no Brasil, começou-se a garantir diretos constitucionais as mulheres, sendo assim, capazes de conquistarem mais espaço numa sociedade de caracteres patriarcalistas.

No segundo período, há um problema, a redação do Enem, assim como outros outras bancas, cobra autoria, ou seja, seu posicionalmente sobre o tema, nesse sentido, eu não percebi ele.

A tese ficou bem clara, um ponto positivo, agora só será necessário trabalhar os problemas no desenvolvimento. i e ii.
#66549
@Lucas13, Obs.: Desculpem-me!!! por alguns erros ao digitar, espero que não prejudique o objetivo.

Nesse paragrafo, terei que encontrar a interdicisplinaridade; contextualição, seu ponto de vista , o motivo de sua tese e a defesa dela.

Desenvolvimento I e II

A jornalista Renata Vasconcelos, no ano de 2018, foi questionada pelo então presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, à respeito de seu salário não ser compatível com o de seu companheiro de trabalho, William Bonner, no entanto, ela respondeu sem mencionar aquantia, falando que a sua remuneração não era do interesse dele.
Você deve resumir suas ideias e selecionar as melhores, assim, essa parte de interdicisplinaridade deve ocupar menos linhas.

Como poderia ter sido feito:

Numa entrevista, do Jornal Nacional, a qual a entrevistadora foi questionada sobre o seu salário, pelo atual presidente, Jair Bolsonaro, percebe-se que, hodiernamente, apesar de todos os avanços, a média salarial dos homens é exorbitante, em comparação aos das mulheres.

Assim, além de ficar mais sintetizado a sua linha de raciocínio, deixa seu texto mais sintetizado nas ideias, ficando mais fáceis de serem interpretadas.

"Destarte, é indubitável que o machismo atrapalha, intensamente, no progresso da igualdade entre gêneros, pois pessoas com esse tipo de pensamento transmitem esse ponto de vista para outras pessoas, multiplicando infelizmente algo contrário do que as mulheres querem passar. A igualdade salarial deveria sim existir, pois existem serviços que as mulheres fazem do mesmo modo e esforço do homem, exemplo, disso são as mulheres do futebol brasileiro, em que se comparar com o salário do jogador Neymar, muitas ficam em inferioridade, sendo que existe mesmo esforço físico por parte da disputa em campeonatos".

No meu ponto de vista, essa última parte em azul era desnecessária, visto que já tinha agregado algo de mesmo valor em períodos anteriores. Deveria ter colocado nessa parte um ponto de vista crítico sobre o tema.

Diante do exposto, é inegável que a desigualdade salarial é um dos principais problemas para se gerar equidade entre os gêneros, necessitando, assim, de ações sociais afirmativas por parte do governo e da própria sociedade.

Fora isso, seus períodos estão muito grandes, indico que faça 4 períodos de 3 linhas.

Desenvolvimento II

"O preconceito por parte da sociedade é considerado terrível, porque muitas vezes acontece uma limitação com o feminino, principalmente no meio de trabalho, pois faz com que não desperte o interesse em determinada profissão por achar que não irá conseguir. No entanto, as mulheres não podem adquirir esse pensamento para si, pois isso só atrapalhará a saúde mental da pessoa".

Isso não se enquadra num texto dissertativo argumentativo, pois não temos elementos necessários. Exemplo, interdisciplinaridade; Contextualização, defesa de um ponto de vista, etc.

De acordo com a Primeira Lei de Newton, um corpo e[…]

Doação do coração

A série médica americana "Grey'[…]

Carinho sanguíneo

A série médica americana "Grey'[…]

Índio no Brasil

Hoje,na sociedade brasileira, as políticas […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM