A Igualdade de gênero diz que tanto os homens quanto as mulheres possuem direitos e deveres de forma igualitária, onde não deve haver injustiça, preconceito ou discriminação. Na sociedade atual, as mulheres conquistaram um espaço significativo, no que diz respeito a igualdade e direitos, como: o voto, a possibilidade de estudar e de trabalhar. Porém, ainda há uma desigualdade entre os gêneros, como o salarial e a visão da mulher como sexo frágil.
Em virtude salarial, as mulheres recebem menos que os homens. Segundo o “G1, site da Globo”, diretoras e gerentes ganham em média 23% a menos que os homens que ocupam o mesmo cargo. O preconceito trabalhista feminino, infelizmente ainda é algo muito recorrente na sociedade atual, esse é apenas um dos vários exemplos que temos. Um fato que é inaceitável, pois ambos realizam as mesmas atividades, dentro de uma quantidade de carga horária igual, dessa forma é indubitável que as empresas os remunerem igualmente.
O pensamento antiquado de que a mulher é um sexo frágil está desaparecendo da sociedade. Com um olhar machista, muitas vezes foram vistas como: sensíveis, fracas e dependentes. Entretanto elas são exemplos de força, coragem e determinação. Muitas mulheres são: mães, donas de casa e ainda trabalham fora, outras criam os filhos sozinhas e isso exige delas um controle emocional enorme. Felizmente o ambiente social hoje em dia têm reconhecido a mulher cada vez mais, no que diz respeito a ser sexo frágil.
Em suma, é de grande relevância, que o ministério público do trabalho fiscalize com mais precisão as leis trabalhistas atribuídas as mulheres, para que haja uma igualdade de direitos entre elas e a figura masculina. As empresas também deveriam seguir uma política, que garante aos seus empregados a segurança de direitos e deveres iguais entre os gêneros, no quesito: salário. Dessa forma teremos uma sociedade mais justa e menos corrupta, com trabalhadores satisfeitos e realizados.[/list][/list][/list]
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.