Em primeira análise, observa-se que o Estado pouco colabora para a solução do problema. De acordo com artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, " todos os indivíduos nascem livres e iguais em dignidade e também em direito" , porém esse preceito não é concretizado na sociedade hordiena, uma vez que o Estado não cria medidas públicas garantidas voltada aos idosos , e como consequência dessa negligência, pessoas de idade avançada são espancadas com seus direitos negados e ainda visto como incapazes. Dessa forma, fica claro que as autoridades com urgência precisam mudar seu posicionamento diante do impasse.
Ademais , é crucial explorar o efeito da passividade social como outra influênciadora do revês. De acordo com Mariana Moreno " é preciso ensinar os mais novos a respeitar os idosos , pois deles vêm a fonte de enúmeros sabedorias". Diante desse pressuposto , nota-se que os idosos são importantes e merecem atenção. No entanto a população é passiva , e fecham os olhos olhos para essa problemática , por acharem este grupo ultrapassado e sem capacidade de fazer qualquer coisa , e os indivíduos anciãos ao observar essa indiferença, sentem medo de lutar por igualdade, pois as vezes não tem quem os defendam no corpo social.
Portanto, cabe ao Governo responsável pelo bem-estar de todos , com o apoio da TV criar campanhas em defesa da valorização dos idosos e divulgar em todas os canais para as pessoas assistirem e se conscientizarem. Além disso, o Poder Legislativo também poderá contribuir para amenizar a negligência, fazendo as leis serem compridas para os brasileiros viverem em um país justo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.