• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por YaraAli
#72101
Rir é um simples ato benéfico para a saúde, uma vez que melhora a saúde mental e alivia estresse. Contudo, a utilização de piadas estereotipadas e discriminatórias por humoristas faz com que seja um ato desrespeitoso ao indivíduo envolvido. Logo, ao mesmo tempo em que as piadas preconceituosas trazem seus "benefícios" podem advir também os seus malefícios.
Mormente, vale-se destacar que a prática de sorrir é um grande aliado contra o estresse que é causado em meios urbanos. Diante disso, comenta-se que, segundo a gerente do Serviço de Psicologia do HCor, Silvia Cury Ismael, rir é importante para nossa saúde mental, pois libera serotonina e endorfina - substâncias que proporcionam bom humor e a sensação de felicidade -, o que diminui o risco de doenças psicológicas, como depressão, ansiedade e estresse. Destarte, demonstra-se o quanto essa simples ação é importante para a saúde mental, além de também ajudar no bom convívio social e aproximar, principalmente, as famílias.
Entretanto, ao se utilizar piadas preconceituosas, mesmo com intuito de diversão, surgem como consequência os problemas no convívio social. Nesse raciocínio, conforme a Constituição Federal, há o abuso da liberdade de expressão, o que indica que existem responsabilidades e limites para se "brincar" com alguém ao usar o humor. Assim sendo, é possível perceber que as diversas formas de ofensas aos indivíduos através de piadas se torna algo negativo, pois, além de interferir negativamente na relação harmoniosa da sociedade, prejudica o emocional e o psicológico do cidadão afetado.
Infere-se, portanto, que, apesar dos diversos benefícios do riso ao indivíduo, se faz necessário que algo seja feito para combater o problema. Dessa forma, pode-se considerar como uma solução que os humoristas conscientes e responsáveis possam fazer um trabalho de conscientização para sua plateia através de seus próprios espetáculos humorísticos. Espera-se com essa ação que outros humoristas possam se sentir inspirados e passem a ter mais responsabilidades e limites com as piadas para que , assim, os risos sejam praticados com respeito ao próximo. Por seguinte, o ato de rir deixará de ser considerado um problema nesse ponto e passará a ser um ato benéfico que melhora o convívio social e aproxima os indivíduos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

JoaoPedro72 , qual dica você me daria para[…]

Sua redação ficou muito boa, mas pec[…]

Seu texto ficou muito bom, mas busque entender sob[…]

1-poucos erros gramaticais, você escreve b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM