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Por Marcusoli
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O juramento de Hipócrates é um voto efetuado pelos médicos durante a formatura que o faz prometer a aplicação do bem ao doente e nunca causar-lhe o mal. No entanto, essa promessa não tem se cumprido com ênfase na prática. Quando se observa a falta de humanização no atendimento a saúde, a falta de empatia pelo outro e o mediatismo vem causando a desumanização nos atendimentos.
A medicina sempre foi uma profissão considerada de muito prestígio para a sociedade. Ademais, era reconhecida pelo cuidado que os profissionais tinham com os doentes e pacientes mais frágeis. Todavia, como diz o sociólogo Zigmunt Bauman às relações interpessoais tem se tornado cada vez mais líquidas, com laços humanos gradativamente mais articiais, não sendo diferentes entre os profissionais de saúde que tratam seus pacientes como meros registros de identificações.
Além disso, o imediatismo vem tomando conta progressivamente da sociedade, levando os profissionais de saúde a trabalhar em busca de rapidez e soluções impacientes, tornando a medicina aos poucos mais técnicas e frias.
Portanto, é de suma importância ser mais seletivo na escolha de profissionais, também incentivar os futuros médicos sobre humanização nos atendimentos, pois como diz o psiquiatra Carl Jung "conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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