Em primeira perspectiva, devemos salientar que, segundo o Artigo 1° da Declaração dos Direitos Humanos, "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direito". Logo, visto que a constituição garante liberdade de escolha de todos os indivíduos o correto seria aceitar a decisão de cada um, sem julgamentos, o que não acontece devido ao comportamento da sociedade. Segundo Émile Durkheim, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas. Pode-se dizer que os fatos sociais são um conjunto de hábitos praticados pelas pessoas, por meio de suas ações, que permitem a identificação de uma consciência coletiva, a qual age por trás dos indivíduos, influênciando as suas ações de alguma maneira.
Em segunda análise, o preconceito presente no fator social e na cultura, notoriamente se dá ao fato de que a educação básica das escolas não reforçam temas como este em seus debates. Indubitavelmente, a série americana Love Simon, traz para o público como esse julgamento está presente principalmente nas escolas. Ademais, este dado preconceito acaba gerando violência, um fator que contribuem diretamente para isto é que, segundo jornal Internacional um levantamento do Mapa Mundi, possuímos 70 países onde ser gay ou lésbica é ilegal e que pode ser punido com a morte. No Brasil, de acordo com GGB, um homossexual é morto a cada 20 horas no país por conta da homofóbia – sendo assassinatos e suicídios – e cerca de 70% dos casos saem impunes. A falta de proteção, com leis falhas e rasas, dificulta muito a luta dos direitos que, por lei, é concedido a todos. A violência nunca será o caminho, como dizia o filósofo e historiador Beneditto Croce, "a violência não é a força, mas a fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora".
Em face do exposto, cabe o Ministério da Educação incorporar debates sobre dado assunto na grade curricular de seus alunos, por meio de palestras, aulas, passeios e dinâmicas. Com intuito de quebrar o grande tabu preso na sociedade opressora, mudando em princípio a visão dos jovens, o futuro da sociedade, para que assim, de uma vez por todas a homossexualidade seja aceita diante os olhos da população. Como dizia o sociólogo Émile Durkheim, "o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são as suas origens e as condições de que depende".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada