Avatar do usuário
Por GabyyOliver
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#70066
*Homofobia do contexto escolar brasileiro*

Na série "Sex Education", pertencente ao catálogo da Netflix, é retratada a história do personagem Erick. Ao longo da trama, a narrativa revela que o jovem sofre agressões verbais e violência física por ser gay, tentando até mudar seu quem ele é, por medo. Para além da ficção, é fato que a realidade apresentada na obra pode ser relacionada àquela do século XXI: homofobia no contexto escolar brasileiro. Assim, esse cenário nefasto ocorre não só em razão da ineficácia governamental, mas também devido uma lacuna na educação. Dessa forma, urge analisar as causas dessa problemática e desenvolver estratégias para reverter esse quadro.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater esse problema. Nesse sentido, é indubitável que a falta de iniciativa dos líderes políticos favorece o crescimento do número de jovens que sofrem homofobia nas escolas. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, em sua obra "Globalização e as consequências humanas", a humanidade caminha para uma desordem mundial, causada, sobretudo, pela falta de controle do Estado. Logo, é notável que o pensamento de Bauman pode ser relacionado a ineficácia estadual no combate à intolerância. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.

Ademais, é fundamental apontar a falta de educação principalmente no que concerne ao combate ao preconceito que algumas pessoas nutrem contra pessoas LGBTQIA+. Segundo Paulo Freire, filósofo e educador brasileiro, "se a educação sozinha não transforma, sem ela tampouco a sociedade muda". Diante do exposto, a escola enquanto responsável pela formação educacional dos cidadãos brasileiros beneficia o aumento de casos homofóbicos no ambiente escolar, pois não dispõe em sua grade curricular aulas voltadas para trabalhar o respeito. Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho, portanto, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Depreende-se, tendo em vista a problemática debatida, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal aja, criando o projeto "Respeito para Todos", que será implementado nas escolas e consistirá na criação de aulas ministradas por indivíduos LGBTQIA+, com o intuito de cativar nos jovens o respeito às diferenças e diminuir o índice homofóbico no ambiente educacional. Dessa maneira, atenuar-se-á, o impacto maléfico causado por esse preconceito e assim a realidade de vários jovens não será como a de Erick.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por GabyyOliver
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#70067
@vitoriaca
@Anna1
@Higorrair
@eurodrigo

Bom dia, boa tarde/noite, meus/minhas corretor*s lind*s e maravilhos*s, como estão? Espero que bem! Estive um pouco ausente da plataforma por algo que ocorreu comigo aqui, mas já estou de volta e que bom! Estou trazendo mais uma Redação para a correção de vocês! Sou grata desde já. 🥰🥰
0
Avatar do usuário
Por GabyyOliver
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#71608
@Eviih oi nindx, poderia corrigir a minha redação por favor?
0
Avatar do usuário
Por Eviih
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71612
@GabyyOliver
BOM DIAA, GABYY! espero que esteja bem! Pode deixar comigo, assim que possível vou trazer uma análise bem bacana da sua redação! 😊😊
0
Avatar do usuário
Por GabyyOliver
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#71649
Eviih escreveu:@GabyyOliver
BOM DIAA, GABYY! espero que esteja bem! Pode deixar comigo, assim que possível vou trazer uma análise bem bacana da sua redação! 😊😊
muito, muito obrigada 🥰! Posso te mencionar em outras redações??
0
Avatar do usuário
Por Eviih
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71788
BOM DIAA, GABYY! Aqui está a minha análise sobre a sua redação! Qualquer coisa é só chamar.

Ps: pode me marcar sim! Eu sou meio preguiçosa mas quando tiver um tempinho eu olho com certeza!


📁( ˊᵕˋ )♡ CORREÇÃO ─❥ @(GabbyOliver) ─❥ (HOMOFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO.)

 ❪₊๋-࣭🍒❫ Lembrete: fique ciente que eu não sou uma profissional na área, então posso cometer deslizes. No entanto, essa correção só tem o intuito de ajuda-lo(a).

— A1, A2 e retomadas (tese)
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²
— Você arrasa! mandou bem!
— hmm...Poderia ser melhor.
— Erro/desvio
—Confuso (não está claro)
— Repetição
—Desnecessário
— Conectivos e operadores argumentativos
— Repertório e/ou material sociocultural
⚠️⟨ ⟩ (atente-se)
➬ destaque de um comentário/dica de substituição.

( ⚠️ 》 perdão caso alguma cor fique errada.)
ˡᵉᵗ'ˢ ᵍᵒ
—ღ i n t r o d u ç ã o
(1°parágrafo) ;;
︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶
Na série "Sex Education", pertencente ao catálogo da Netflix, é retratada a história do personagem Erick⟨ Atenção 》A escrita do nome apresenta erro. O correto seria: "Eric". ⟩. ⟨ Comentário sobre o trecho 》 Ao analisar o tema destaco, logo a princípio, que "Sex Education" é uma série excelente para ser utilizada como repertório – cônscio ao tema –, pois aborda diversas questões importantes como a sexualidade, o preconceito e o bullying. Ademais, gostaria de salientar outro ponto no que se refere à escrita desse trecho e do posterior, em minha perspectiva, como o próximo pedaço é um complemento do anterior, acredito que não seria necessário a utilização do ponto, somente reorganizar as ideias para se encaixarem devidamente. Todavia, o parágrafo ainda apresenta um bom discorrer das ideias.⟩ ⟨ ausência de conectivo.⟩ Ao longo da trama, a narrativa revela que o jovem sofre agressões verbais e violência física por ser gay, tentando até mudar seu⟨ atenção 》 elemento solto ou inadequado.⟩ quem ele é, por medo .⟨ ausência de conectivo. ⟩ Para além da ficção, é fato que a realidade apresentada na obra pode ser relacionada àquela do século XXI: homofobia no contexto escolar brasileiro.⟨ Conselho 》acredito que deva melhorar a contextualização. Exemplo: É fato que a realidade apresentada na obra pode ser relacionada com a contemporaneidade em diversos aspectos, quando ainda mostra-se presente essas lamentáveis condutas de intolerância na sociedade e em destaque, precocemente, no contexto escolar brasileiro. ⟩ Assim, esse cenário nefasto ocorre não só em razão da ineficácia governamental → ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹, mas também devido uma⟨ atenção 》 ausência de preposição. O correto seria: "devido a uma". ⟩ lacuna na educação → ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰². Dessa forma, urge analisar as causas dessa problemática e desenvolver estratégias para reverter esse quadro.



🍜〉Comentários (INT.)

Conectivos: ✅
Organização:✅
Estrutura:✅
Tese:✅

Hey! Sua introdução está muito boa!! Só peço que se atente aos detalhes e dicas ao longo do parágrafo.



—ღ desenvolvimento
(2°parágrafo) ;;
︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater esse problema⟨ ✔ 》Tópico frasal. ⟩ . Nesse sentido, é indubitável que a falta de iniciativa dos líderes políticos favorece o crescimento do número de jovens que sofrem homofobia nas escolas. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, em sua obra "Globalização e as consequências humanas", a humanidade caminha para uma desordem mundial, causada, sobretudo, pela falta de controle do Estado .⟨ ✔ 》repertório ⟩ Logo, é notável que o pensamento de Bauman pode ser relacionado a ineficácia⟨ atenção 》 ausência de crase. O correto seria: "à ineficácia". ⟩ estadual no combate à intolerância.⟨ ✔ 》vou colocar um "Ok" na argumentação, todavia acho que daria para trabalhar mais esse tópico.⟩ Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.⟨ ✔ 》Fechamento do parágrafo. ⟩



🌊〉Comentários (D1)
Conectivos: ✅
Argumentação para defesa de um ponto de vista:✅ (⚠️)
Organização:✅
Estrutura:✅

▪︎ adorei os dados e o ponto defendido! No entanto, aconselharia desenvolver mais a argumentação pois fiquei com o pressentimento de que faltou alguma coisa ali 🤔🤔

▪︎ boa estrutura e organização do texto juntamente com a presença do tópico frasal retomando a tese e fechamento do parágrafo.

—ღ desenvolvimento
(3°parágrafo) ;;
︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶
Ademais, é fundamental apontar a falta de educação principalmente no que concerne ao combate ao preconceito que algumas pessoas nutrem contra pessoas⟨ atenção 》 repetição vocabular em proximidades, utilizar sinônimo. ⟩ LGBTQIA+⟨ acredito que faz-se necessário a explicação da sigla e em seguida ela sobre parênteses, mas como ficaria meio grande não sei dizer se é algo facultativo ou obrigatório.⟩ .⟨ ✔ 》 Tópico frasal. ⟩ ⟨ ausência de conectivo. ⟩ Segundo Paulo Freire, filósofo e educador brasileiro, "se a educação sozinha não transforma, sem ela tampouco a sociedade muda". Diante do exposto, a escola enquanto responsável pela formação educacional dos cidadãos brasileiros beneficia o aumento de casos homofóbicos no ambiente escolar, pois não dispõe em sua grade curricular aulas voltadas para trabalhar o respeito⟨ ✔ 》argumentação⟩. Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho, portanto, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar⟨ Erro 》equívoco na escrita. O correto seria: "perdurar". ⟩.⟨ ✔ 》 Fechamento do parágrafo.⟩



🎿〉Comentários (D2)
Conectivos: ✅
Argumentação para defesa de um ponto de vista:✅
Organização:✅
Estrutura:✅


▪︎ boa estrutura e organização do texto juntamente com a presença do tópico frasal retomando a tese e fechamento do parágrafo.

—ღ conclusão
(4°parágrafo) ;;
︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶
Depreende-se, tendo em vista a problemática debatida, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal[AGENTE] aja, criando o projeto "Respeito para Todos" [AÇÃO], que será implementado nas escolas[MEIO] e consistirá na criação de aulas ministradas por indivíduos LGBTQIA+[DETALHAMENTO], com o intuito de cativar nos jovens o respeito às diferenças e diminuir o índice homofóbico no ambiente educacional.[OBJETIVO] Dessa maneira, atenuar-se-á, o impacto maléfico causado por esse preconceito e assim a realidade de vários jovens não será como a de Erick. ⟨ ✔ 》Retomada do repertório.⟩



🏀〉Comentários (CON.)
🔍》1° proposta contém:
[✔]completa.
✅AGENTE. (Quem tomará providências)
✅AÇÃO.  ( O modo, a forma que será feita)
✅OBJETIVO. ( O propósito após ser feita)
✅ MEIO.  (Por onde? Mídia? Escolas?...)
✅DETALHAMENTO.( Forma mais detalhada do meio).



❀;; 🌵 Análise Final

adorei a estrutura do seu texto, você consegue desenvolver muito bem diversos aspectos nele!!
Gostaria de enfatizar que eu não vou pontuar porque não costumo corrigir redações com frequência então ainda fico meio relutante nesse processo! 🥺🥺
Espero ter ajudado de alguma forma no seu desenvolvimento, agradeço pela confiança.


Ps: destaco novamente que não sou nenhuma corretora profissional e estou propícia a erros, meu único intuito é ajudar ao máximo com a bagagem que eu tenho.
~bjos e bons estudos!! 🥺💖💖

Correção ву: Eviih  
modelo de correção: EmillySilva.(autorizado o uso de todos os elementos pertencentes a ela que foram utilizados em minha correção.)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
83 Exibições
por ya41994
0 Respostas 
260 Exibições
por pharmarwin
Corrupção no contexto político brasileiro
por J1l2    - In: Outros temas
3 Respostas 
173 Exibições
por J1l2
0 Respostas 
146 Exibições
por Maria1909a
0 Respostas 
130 Exibições
por nandaaaf
0 Respostas 
265 Exibições
por Alunmel
0 Respostas 
51 Exibições
por Ranissauro
0 Respostas 
106 Exibições
por luccaolvr
1 Respostas 
73 Exibições
por DaviHudson
0 Respostas 
98 Exibições
por skjnxs124

lais458 , muito obrigada por corrigir! Vou seguir[…]

gabisateles - Você apresenta bem o tema […]

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM