Avatar do usuário
Por Giovanab
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128470
Empatia é a ação de se colocar no lugar de outra pessoa, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja. Além disso, ao conceito também pode ser feito um paralelo com a homofobia em questão no brasil, tendo em vista que isso ocorre, principalmente, pela apatia governamental e social a esses gêneros. Logo, quando se analisa a problemática, a fim de propor uma intervenção empática, deve-se apontar o Estado e a sociedade como principais pilares.

Nesse sentido, é fulcral salientar, em primeiro plano, que o filósofo Jean-Jacques Rousseau afirma que o Estado se responsabiliza pelo estabelecimento de condições básicas ao promover o bem-estar do âmbito populacional. Entretanto, a perspectiva defendida pelo intelectual não se concretiza na realidade hodierna, haja vista a necessidade de se debater sobre a violência que a comunidade afetada sofre, como a física e psicológica, já se configura como uma incompetência do Estado, pois não garante o bem-estar a esses gêneros. Consequentemente, possibilita que o preconceito floresça e a qualidade de vida diminua. Logo, percebe-se que o poder governamental, ao não efetivar o pensamento de Rousseau, promove a permanência de um cenário apático frente à homofobia.

Ademais, cabe ressaltar, em segundo plano, que a frase de Dahrendorf, que declara “A anomia, é a condição social em que as normas reguladoras do comportamento humano perderam sua validade”, aplica-se à situação. Isso ocorre porque a sociedade, regularmente, continua propagando a ideia da comunidade lgbtqia+ serem um sinônimo de câncer, e por isso não merecem o devido respeito, o que, sem dúvidas, apenas retarda a solução para a violência contra esse grupo, em virtude desse preconceito enraizado. Desse modo, tendo base na questão sócio-histórica-cultural citada anteriormente, a sociedade na totalidade é negligente, pois ignora as consequências drásticas do problema, como o sexismo, e, com isso, encontram-se em estado de anomia e distantes da empatia esperada.

Fica evidente, portanto, que é fundamental a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, os Interlocutores da informação, como noticiários televisivos e canais da imprensa em outras plataformas, com o suporte do Ministério das Comunicações, devem promover campanhas para informar à sociedade que o respeito é uma virtude que deve ser cultivada em todos os gêneros, grupos e minorias, por meio de vídeos e debates com especialistas na área. Isso com a finalidade de remover o preconceito enraizado na sociedade, além de estabelecer o bem-estar social. Logo, a violência contra a comunidade lgbtqia+ será intermediada no século XXI e a empatia restabelecida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O combate à homofobia no Brasil
por Sabina    - In: Outros temas
5 Respostas 
282 Exibições
por Felipe082
A Persistência da Homofobia no Brasil
por Yasmim090    - In: Outros temas
1 Respostas 
157 Exibições
por mduartt
Homofobia no Brasil
por artemisiana    - In: Outros temas
0 Respostas 
60 Exibições
por artemisiana
Desafio do combate à homofobia no Brasil
por Wiccano    - In: Outros temas
1 Respostas 
96 Exibições
por Wiccano
O combate a homofobia no Brasil
por Daniloo    - In: Outros temas
2 Respostas 
183 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
112 Exibições
por skjnxs124
Homofobia
por LeandraVi    - In: Outros temas
0 Respostas 
84 Exibições
por LeandraVi
0 Respostas 
61 Exibições
por isabellyklg
0 Respostas 
133 Exibições
por mariana321
1 Respostas 
1086 Exibições
por 0573764

@Zenebra @Caiunao @kosmo @Kete @Hyque @lais45[…]

O cigarro eletrônico foi criado em 2005 pelo[…]

O escritor Carlos Drummond de Andrade, em seu poem[…]

Aldous Huxley defende: "Os fatos nã[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM