Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#48136
No filme Capitão Fantástico é contado a história de um pai que decide educar seus filhos em um lugar isolado, dando foco à conhecimento de literatura. Entretanto, quando essas crianças são forçadas à retornar para a cidade, nota-se dificuldade em se relacionar com outras pessoas. Diferente do ambiente do filme, o ensino domiciliar é ilegal do Brasil, porém com o crescente debate relacionado ao tema, torna-se fundamental a análise acerca das vantagens e desvantagens dessa modalidade.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a liberdade de escolha dos pais como um ponto à ser defendido. De acordo com o filósofo liberal, John Locke, a livre escolha é fundamental para a construção de uma sociedade ética. Dessa forma, entende-se que a proibição do 'homeschooling" é danosa à sociedade ao impedir que a família decida qual a melhor maneira de educarem seus filhos. É necessário, também, afirmar as possibilidades de ensino específico a cada criança como uma vantagem desse sistema, permitindo maior aprofundamento em disciplinas onde o aluno apresenta melhor desempenho, enquanto mais reforço em segmentos que demonstra dificuldade.

Outrossim, é imperativo salientar o isolamento como uma desvantagem dessa modalidade. Segundo o pesquisador Guilherme Polanczyk, da USP, o isolamento infantil é um grande fator de risco para o desenvolvimento de doenças mentais ao longo da vida. Assim, compreende-se que a interação com outras crianças é um importante ponto para o desenvolvimento do indivíduo. Faz-se mister, ainda, expor a falta de padronização do ensino como uma inconveniência da educação familiar, permitindo grande defasagem destas crianças quando comparadas à outras. Entende-se, dessa maneira, algumas desvantagens desse modelo de ensino.

Infere-se, portanto, que apesar de suas vantagens, o ensino domiciliar apresenta diversos desafios. Dessa forma urge que o Ministério da educação deve regulamentar esse modelo de educação, exigindo avaliações semestrais de desempenho, a fim de garantir a qualidade do ensino. Além disso, é dever do Estado a elaboração de campanhas que exponham a necessidade da socialização das crianças, garantindo um normal desenvolvimento mental. Feito isso, o modelo de ensino demonstrado no filme se tornará viável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#48156
No filme Capitão Fantástico é contado a história de um pai que decide educar seus filhos em um lugar isolado, dando foco à conhecimento de literatura. Entretanto, quando essas crianças são forçadas à retornar para a cidade, nota-se dificuldade em se relacionar com outras pessoas. [faltou conectivo] Diferente do ambiente do filme, o ensino domiciliar é ilegal do Brasil, porém com o crescente debate relacionado ao tema, torna-se fundamental a análise acerca das vantagens e desvantagens dessa modalidade.
* Acredito que está no caminho certo
* Atenção ao uso de crase


Em primeira análise, deve-se ressaltar a liberdade de escolha dos pais como um ponto à ser defendido. De acordo com o filósofo liberal, John Locke, a livre escolha é fundamental para a construção de uma sociedade ética. Dessa forma, entende-se que a proibição do "homeschooling" é danosa à sociedade ao impedir que a família decida qual a melhor maneira de educarem seus filhos. [faltou conectivo] É necessário, também, afirmar as possibilidades de ensino específico a cada criança como uma vantagem desse sistema, permitindo [evite gerúndio] maior aprofundamento em disciplinas onde o aluno apresenta melhor desempenho, enquanto mais reforço em segmentos que demonstra dificuldade. [faltou arrematar a tese aqui]

Outrossim, é imperativo salientar o isolamento como uma desvantagem dessa modalidade. Segundo o pesquisador Guilherme Polanczyk, da USP, o isolamento infantil é um grande fator de risco para o desenvolvimento de doenças mentais ao longo da vida. Assim, compreende-se que a interação com outras crianças é um importante ponto para o desenvolvimento do indivíduo. Faz-se mister, ainda, expor a falta de padronização do ensino como uma inconveniência da educação familiar, permitindo grande defasagem destas crianças quando comparadas à outras. [acho melhor colocar o conectivo primeiro > Entende-se, dessa maneira, algumas desvantagens desse modelo de ensino.
* Nada a falar desse parágrafo, está bem estruturado

Infere-se, portanto, que apesar de suas vantagens, o ensino domiciliar apresenta diversos desafios. Dessa forma, [vírgula] urge que o Ministério da Educação deve regulamentar esse modelo de educação, exigindo avaliações semestrais de desempenho, a fim de garantir a qualidade do ensino. Além disso, é dever do Estado a elaboração de campanhas que exponham a necessidade da socialização das crianças, garantindo um normal desenvolvimento mental. Feito isso, o modelo de ensino demonstrado no filme se tornará viável.
* Não identifiquei o meio/modo da ação e o detalhamento
* Cuidado com o gerúndio, é melhor evitar, principalmente na conclusão


Espero ter ajudado e feliz natal! :D

A série "13 Reasons Why", baseada[…]

Nos dias atuais é visível a falta de[…]

Com base nos dados da OMS de 2017, mais de 300 mil[…]

A falta de empatia é uma das causas mais pr[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM