Em primeiro plano, cabe ressaltar que a informação é o primeiro passo para se combater qualquer mal. Nesse sentido, de acordo com pesquisas realizadas pela UNAIDS, dados indicam que a infecção é mais perceptível em grupos marginalizados. Tal fato ocorre porque, na maioria das vezes, a educação e a saúde não chegam nesses espaços, assim acarretando no aumento da infecção. Além disso, o tabu da sexualidade, propagado através de valores religiosos, é um dos fatores que contribui para toda essa desinformação.
Ademais, o uso de preservativos não é algo que acompanha a vida sexual dos jovens. Nessa sequência, segundo dados publicados pelo IBGE, em 2015, 40% dos adolescentes entre 13 e 17 anos que já tinham começado sua vida sexual não usou camisinha na maioria das transas. Sendo assim, a falta de investimento, informação e conscientização, pode ser um dos motivos para esse comportamento sexual de risco.
Em síntese, cabe ao governo, por meio do Ministério da Educação com o apoio do Ministério da Saúde promover o implemento de uma educação sexual de qualidade nas escolas com a finalidade de informar e conscientizar os jovens acerca da sexualidade e a importância do uso de preservativos como principal arma contra o HIV e outras IST's, para que assim não ocorram mais histórias como a do livro Depois daquela viagem"
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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