Por Brunp
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#45506
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 40 mil novos casos de HIV por ano, nas faixas de 15 e 19 anos. De maneira análoga, o livro "Depois daquela viagem" retrata a realidade de como é ser uma jovem infectada pelo HIV e como é passar pela adolescência com o estigma das IST's. Saindo da ficção, torna-se evidente a necessidade de debater acerca da falta de informação e a resistência dos jovens ao uso do preservativo.
Em primeiro plano, cabe ressaltar que a informação é o primeiro passo para se combater qualquer mal. Nesse sentido, de acordo com pesquisas realizadas pela UNAIDS, dados indicam que a infecção é mais perceptível em grupos marginalizados. Tal fato ocorre porque, na maioria das vezes, a educação e a saúde não chegam nesses espaços, assim acarretando no aumento da infecção. Além disso, o tabu da sexualidade, propagado através de valores religiosos, é um dos fatores que contribui para toda essa desinformação.
Ademais, o uso de preservativos não é algo que acompanha a vida sexual dos jovens. Nessa sequência, segundo dados publicados pelo IBGE, em 2015, 40% dos adolescentes entre 13 e 17 anos que já tinham começado sua vida sexual não usou camisinha na maioria das transas. Sendo assim, a falta de investimento, informação e conscientização, pode ser um dos motivos para esse comportamento sexual de risco.
Em síntese, cabe ao governo, por meio do Ministério da Educação com o apoio do Ministério da Saúde promover o implemento de uma educação sexual de qualidade nas escolas com a finalidade de informar e conscientizar os jovens acerca da sexualidade e a importância do uso de preservativos como principal arma contra o HIV e outras IST's, para que assim não ocorram mais histórias como a do livro Depois daquela viagem"
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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