Em primeira análise, é válido destacar que a negligência estatal com relação ao idoso eleva a problemática. Segundo Zygmunt Bauman, "instituição zumbi" é aquela que perdeu sua função social, mas conservou sua forma. Desse modo, o governo brasileiro se enquadra na teoria do sociólogo, uma vez que, se torna incapaz de garantir proteção e cuidados a essa população vulnerável, pois além de restringir o acesso à denúncia, não apresenta uma legislação eficaz contra violência. Nesse sentido, o Estado perde sua função social de garantir a segurança do idoso, afetando sua saúde física e psicológica.
Outrossim, é notório que a discriminação com relação aos idosos presente na sociedade dificulta o combate a violência. O documentário "Respeito Não Tem Idade" apresenta casos de violência, abuso e repúdio contra indivíduos mais velhos, por serem considerados incapazes, não sendo respeitados. Nesse viés, é evidente que essa discriminação é apenas baseada na ideia errada de que os mais velhos são menos competentes, reforçando o esteriótipo de que são um fardo para a sociedade. Sendo assim, é necessário mudar essa perspectiva.
Portanto, é essencial que o governo, órgão público responsável pela organização da sociedade, desenvolva novas leis contra a violência, por meio do poder judiciário, e com políticas públicas eficientes melhore o acesso à denúncia e a fiscalização dos casos já registrados de opressão, para promover a segurança do idoso. Ademais, é importante a atuação das mídias sociais, através de publicações nas redes, para promover o respeito ao idoso e erradicar os estereótipos com relação a essa comunidade, a fim de promover melhores condições de vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.