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#45363
Durante a quarentena imposta pela pandemia de covid-19, o consumidor brasileiro passou por mudanças, moldado especialmente por preocupações relacionadas à saúde, segurança e a finanças. E algumas das transformações ocorridas nesse período podem continuar no pós-isolamento, especialmente no tocante à alimentação.
O consumo no curto prazo deve ser de produtos básicos, como alimentos, remédios e produtos de higiene. Bens duráveis e semiduráveis, como eletroeletrônicos, roupas, móveis, tendem a ter suas compras adiadas, segundo estimativa da assessoria econômica da Fecomerciosp. Como grande parte das empresas está adotando o sistema de home Office. Além disso, presidente do Conselho e Economia Empresarial e Política, Antonio Lanzana, é de que como a China fornece insumos para a indústria brasileira, alguns segmentos podem enfrentar dificuldades em manter a produção por falta de matéria-prima, como o de eletroeletrônicos, o que pode trazer consequências em outros setores, como o automobilístico. Já os valores das mercadorias ficam à mercê de algumas variáveis – como capacidade do fornecedor de entrega e possível aumento de custo no período, principalmente de produtos e matérias-primas importados com cotação em dólar ou em euro.
As principais mudanças verificadas durante a quarentena são o aumento das refeições feitas no lar (que, conseqüentemente, concentra as compras de alimentos no varejo tradicional), a busca por refeições rápidas e por praticidade e também a procura por alimentos que deixam as pessoas com muita vontade de experimentar, pois a depressão muitas vezes acaba fazendo com que as pessoas precisem de alimentos que as deixem muito mais calmas. Em relação a comidas sendo trazidas mais rápidas impactaram diretamente o mercado de frutas e hortaliças, beneficiando as vendas desses produtos no varejo, mas limitando a comercialização no food service – já que este segmento teve sua comercialização reduzida, além de ter a maioria das vendas focada em fast foods. Principal impacto da queda do food service se da pelo fato com os restaurantes por quilo, visto que são os com maior diversidade e quantidade, principalmente de hortaliças – as frutas também costumam ser ofertadas em sobremesas e sucos, mas com menos opções. Esses tipos de restaurantes, inclusive, devem ter as maiores dificuldades de retomada das atividades na pós-quarentena, visto que a higienização dos utensílios precisará ser constante caso não optem por alocar um funcionário adicional somente para servir.
Manutenção das compras online, priorizando uma alimentação mais saudável faria as pessoas se cuidarem mais, tanto com seu corpo quanto sua mente. Nesse sentido, cautela deve continuar sendo a palavra-chave dos consumidores nos próximos meses, tanto em relação à saúde quanto à economia. O período de isolamento praticamente passou e, agora, inicia-se a consolidação do distanciamento social, com maior flexibilização e programação para reabertura de bares e restaurantes. Porém, mesmo após o fim da quarentena mais rígida, brasileiros pretendem manter alguns hábitos enquanto a pandemia persistir: alimentação dentro do lar com maior freqüência compra mais cautelosas e seletivas, retomada lenta do food service e de hotéis
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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