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#57116
A telenovela "Malhação - Viva a diferença" exibe uma personagem - conhecida como Keyla - que fica grávida no período da sua adolescência. Fora da ficção, observa-se que essa situação precoce é presente no cenário brasileiro atual. Logo, as adolescentes grávidas e seus parceiros não têm acesso eficiente à métodos contraceptivos e as informações necessárias para evitar esse fato. Assim, essas questões são as principais causas dessa problemática.
Tendo em vista essas circunstâncias, fica evidente a falha na disponibilização com eficiência de metodologias contraceptivas. As adolescentes e seus companheiros sofrem dificuldades no acesso aos locais que entregam esses produtos e a variedade dos mesmos, pois, em sua maioria, existem poucos pronto-atendimento na cidade e só alguns itens de contracepção, como as "camisinhas". Nesse contexto, cabe ao Ministério da Saúde resolver esses impasses.
Análogo a essa questão, a gravidez na adolescência poderia ser evitada com as informações adequadas para a formação do senso crítico e a educação sexual desses jovens. A série "Sex Education" mostra, no âmbito escolar, as consequências da desinformação sexual - incluindo a gestação. Em paralelo com a ficção para a realidade nacional, urge ao Ministério da Educação auxiliar na solução desse empecilho.
Portanto, procura-se reverter as causas dessa problematização. Nesse viés, é imperioso que o Ministério da Saúde crie projetos sanitários que visam o aumento quantitativo de locais de pronto-atendimento e a variedade dos produtos. Cabe, também, ao Ministério da Educação ampliar a educação sexual com aulas e seminários que incentivem a consciência dos jovens nestes assuntos para que possam saber os desafios da gravidez precoce.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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