Em primeiro lugar faz-se necessário pontuar que, muitas vezes, a família é uma impulsionadora do impasse. Esse fato se dá, haja vista que os maus exemplos, como os preconceitos, são transmitidos de geração em geração. Ademais, de acordo com o filósofo inglês, Jhon Locke o ser humano nasce como uma folha em branco e ao longo da vida, por meio das experiências, aprende a se comportar. Sendo assim, é válido afirmar que se uma criança possui pais gordofóbicos, consequentemente, ela também será. Logo, fica evidente a necessidade de mudar a mentalidade de alguns pais acerca do corpo gordo, para que ele seja valorizado como na canção de Trainor.
Em segundo lugar, vale ressaltar que os conteúdos midiáticos não prezam pelo combate à gordofobia. Uma evidência desse cenário é o fato de que todas as princesas da Disney são magras. Dessa maneira, fica evidente que há a exclusão das pessoas gordas nas produções cinematográficas. Essa conjuntura, é contestada pela filósofa brasileira Djamila Ribeiro, a qual explica que é necessário tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Seguindo essa linha de pensamento, é inegável a crucialidade de incluir pessoas e personagens com maior índice de massa corpórea nas produções midiáticas, para que o problema seja solucionado.
Portanto, medidas são necessárias para reverter o quadro atual. Primordialmente, é preciso que o Ministério da Educação — responsável pela educação e combate aos preconceitos no País — estimule o respeito a pessoas obesas, por meio de campanhas na mídia, com o intuito de combater a gordofobia. Outrossim, urge que a ANCINE — agência que fiscaliza, fomenta e regula a produção cinematográfica no país — incentive a contratação de pessoas gordas nas produções audiovisuais do Brasil, a fim de mudar a mentalidade da sociedade no que concerne ao corpo gordo. Somente assim, a situação brasileira se assemelhará à canção “All About That Bass".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.