Nessa linha de raciocínio, é primordial destacar que a dificuldade de punição deriva do fato do golpe ser anônimo, o que complica sua identificação. Sob a perspectiva de John Locke, o Estado foi criado por um pacto social para assegurar os direitos fundamentais. Entretanto, é notório o rompimento desse contrato, uma vez que quando os golpistas saem ilesos, as vítimas têm seus direitos postos em risco.
Além disso, a falta de conhecimento tecnológico é outro contribuinte do problema. De acordo com o IBGE, a quantidade de pessoas que sabem se comportar diante de um suposto golpe são poucas, apenas 29%. Em 2022, 71% dos brasileiros caíram em golpes virtuais, sendo que 10% foram especificamente no PIX. Sendo assim, a resolução dessa temática torna-se urgente e muito precisa.
Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol da diminuição dos golpes financeiros. Assim, é de responsabilidade do Congresso Nacional, mediante ao aumento do percentual de investimento, ampliar o orçamento em tecnologias que identifiquem os golpistas, possibilitando uma punição. Além disso, uma campanha de conscientização sobre como não cair em golpe e o que fazer quando acontecer um são boas opcoes. Dessa maneira, a "Utopia" de Morus se concretizará na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.