Avatar do usuário
Por mrcioleo
Quantidade de postagens
#129488
Fernando Collor foi o primeiro presidente democraticamente eleito pela Constituição de 1989 e também o primeiro a ser investigado por uma CPI neste modelo de governo. Infelizmente, o que deveria ser um marco para a redemocratização do país, tornou-se uma amostra do que seguiria: governos manchados por escândalos de corrupção e má gestão dos recursos públicos.
  Diante desse cenário, cabe destacar a dificuldade do poder legislativo em atualizar as leis acompanhando as transformações socioeconômicas. Com o advento da revolução tecnológica informacional, as relações comerciais e sociais passaram por diversas mudanças, as tecnologias possibilitaram um dinamismo econômico em escala global nunca visto pela humanidade. O problema disso é que a criação e manutenção das leis passa por um rigoroso e demorado processo burocrático, o que incapacita o poder legislativo de atualizar as de leis em uma velocidade suficiente para acompanhar essas transformações.
  Além disso, outro fator que corrobora na fragilidade da gestão pública brasileira é a falta de transparência nas informações da gastos públicos. Apesar do governo brasileiro ser responsável pela execução da administração pública e da sua própria fiscalização, é um direito constitucional o acesso à informação acerca de tudo o que é realizado por instituições públicas, salvo situações de sigilo justificado. Entretanto, mesmo com a informatização dos órgãos públicos, esses dados não estão dispostos de maneira facilitada para população, inviabilizando uma fiscalização eficiente por parte da população.
  Fica evidente, portanto, que os mecanismos de gestão pública devem ser reconfigurados para torná-la mais segura e eficiente. Para isso, é importante uma maior celeridade por parte do poder legislativo na atualização das leis que regulamentam as fontes de despesas do governo, diminuindo a burocracia através da flexibilização desses processos. Conjuntamente, a Controladoria Geral da União pode trabalhar a implementação de tecnologias para padronizar e unificar as informações em um único portal de transparência, facilitando o acesso e a interpretação dos dados para maior assertividade na fiscalização. Caminhando, dessa forma, para proporcionar uma estrutura de gestão pública mais íntegra, segura e transparente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
impactos da má gestão do lixo no Brasil
por karine2205    - In: Outros temas
0 Respostas 
202 Exibições
por karine2205
0 Respostas 
160 Exibições
por Josimendes
1 Respostas 
84 Exibições
por leitor1000
2 Respostas 
148 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
153 Exibições
por Ihane
0 Respostas 
150 Exibições
por Deisienne
Saúde pública no Brasil
por itauanaaa    - In: Outros temas
1 Respostas 
59 Exibições
por itauanaaa
0 Respostas 
101 Exibições
por clarraa
1 Respostas 
226 Exibições
por EmyLee
0 Respostas 
133 Exibições
por Camillecsil

Segundo a história da idade medieval as mul[…]

Segundo o Ex-Presidente da República do Chi[…]

Na obra musical 'Potato Head" escrita por[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM