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Por lili25
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Nas gerações de nossos avós e pais, a diversão era o trabalho doméstico, e faziam a "festa". Nas gerações que a sucederam se ocupavam brincando na rua com os vizinhos e amigos, ambas preservavam a simplicidade, a humildade e o olhar puro de uma criança.
Um grande exemplo dessa paixão por brincadeiras entre amigos é o clássico desenho Turma da Mônica-de Mauricio Souza-onde retrata personagens principais que aventuravam em diversas situações.
No século XXI as situações foram se modificando, com fatores que influenciaram, por exemplo, não deveria ficar até tarde na rua, devido ao perigo de assaltos. E a visão das crianças desse século é que os afazeres domésticos são uma obrigação chata, foi nesse momento que a simplicidade foi se esgotando.
Pode-se chamar do vicio do século, os smartphone, para qualquer lugar que olhar tem uma pessoa desconectada do mundo e focada no virtual, essa nova onda da tecnologia atingiu todas as idades de idosos às crianças. É comum de se ver uma criança de 7 anos, invés de ter um brinquedo, tem um celular contendo diversos jogos online, em uma roda de crianças não é possível ver a alegria de estarem correndo, pelo fato de ficarem conectadas. Tem um porém que ainda por raros ainda existam pais que preferem deixam seus filhos serem simplesmente crianças e se divertir na moda antiga, contudo essas crianças ficam excluídas por não terem um celular. E essas são alguns efeitos que o smartphone causa nas crianças, a falta de viver como uma criança e ser uma, fazendo com que pule etapas socialmente da vida, agindo de forma "adulta", e a exclusão de amigos que simplesmente vivem como uma verdadeira criança.
Em virtude dos fatos mencionados acima, deveria ser reforçado através de estudos científicos publicados e apresentados, por meio de noticias em sites e jornais em canais com grande audiência comprovando que a criança necessita desse momento vivendo atitudes de acordo com a idade delas. Também nas escolas influenciar em dias de brinquedo sem celular e eletrônicos, utilizando os materiais clássicos, por exemplo, giz, corda, bola, carrinho, boneca, massinha. A mente de uma criança é repleta de imaginação, de forma que é interessante explorar invés de grudar o rosto em telas de smartphone.

Atenciosamente
Lissandra Marques Santana
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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