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#39988
De acordo com o levantamento, cerca de 53% dos jovens entre 9 e 17 anos acessa a internet por meio de smartphones. Nesse contexto percebe-se que há desafios na administração do uso da tecnologia entre a população jovem brasileira. Dessa forma, em razão do silenciamento e da lacuna educacional, emerge um problema complexo que precisa ser revertido.
Primeiramente, é preciso salientar que a falta de debate amplo sobre os efeitos da tecnologia é uma causa latente do problema. Segundo Focautt, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se que o silêncio mediático em torno da tecnologia mantém a estrutura de poder das empresas que lucram com a venda de smartphones, o que contribui com a falta de conhecimento da população jovem tornando seu uso excessivo descontrolado.
Em segundo plano, outra causa para a configuração da questão é negligência escolar. Nessa perspectiva Kant famoso pensador, defende que o homem é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional, onde falta uma abordagem dos riscos que o excesso do uso da tecnologia traz para a saúde e por consequência, para a vida dos jovens. Assim, a isenção educacional de responsabilidade sobre o tema é um desafio.
Portanto uma intervenção faz-se necessária. Para isso é preciso que as escolas criem uma semana para rodas de conversas sobre o uso da tecnologia a favor da aprendizagem, por meio da compreensão dos professores e psicólogos, a fim de quebrar o silenciamento em torno do tema. Tal ação deve ser aberta à comunidade para que a escola cumpra seu papel social. A partir disso poderá se consolidar uma geração melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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