• Avatar do usuário
#82594
Na obra utopia, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a garantia de acesso à cidadania no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do descaso governamental, quanto do abandono parental, desse modo, torna-se crucial a discussão desses aspectos a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Em primeira análise, é fulcral pontuar que o dificuldade de acesso à cidadania brasileira, deriva da Baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, os brasileiros de localidades carentes não têm acesso rápido e prático a locais em que possam obter documentos básicos e necessários, tornando-se assim pessoas invisíveis aos olhos do Estado. Desse modo, torna-se fundamental a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, é imperativo ressaltar o descaso parental como promotor do problema. Partindo desse pressuposto, mais de 2 milhões de brasileiros estão hoje incapazes de ingressarem em escolas e de obter acesso a benefícios sociais, pois em sua infância seus pais não foram auxiliados a registrarem seus filhos. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o descaso parental contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática Na sociedade brasileira. Portanto, com o intuito de garantir acesso à cidadania aos brasileiros , necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Cidadania, será revertido em campanhas com o intuito de facilitar a aquisição de documentos básicos aos brasileiros, através de equipes que façam visitas a locais carentes do brasil, garantindo assim, cidadania a todos. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da falta de cidadania no Brasil , e a coletividade alcançará a utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#82599
@Mylike
@emilyysena
@mariamigon
@walace
@Jotaveh
@larissa0205
@anaclaradll
@EuDavila
Poderiam dar uma nota pra minha redação? Usei no enem e quero ter mais ou menos uma base de quanto vou tirar
Obs: comecei os parágrafos sem dar espaçamento, porém, cada parágrafo terminou mais ou menos na metade de uma linha, ficaram bem definidos, será que os coretores tiram nota por isso?
#83187
matheus67 escreveu:@Mylike
@emilyysena
@mariamigon
@walace
@Jotaveh
@larissa0205
@anaclaradll
@EuDavila
Poderiam dar uma nota pra minha redação? Usei no enem e quero ter mais ou menos uma base de quanto vou tirar
Obs: comecei os parágrafos sem dar espaçamento, porém, cada parágrafo terminou mais ou menos na metade de uma linha, ficaram bem definidos, será que os coretores tiram nota por isso?
Não sei te informar sobre essa questão dos parágrafos, mas sua redação ficou muito boa, tendo apenas pequenos desvios de escrita e de argumentação. Dada a dificuldade do tema e insuficiência dos textos motivadores, acredito que você mandou muito bem!

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Redação ENEM 2021

Na obra utopia do escritor inglês Thomas Mor[…]

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

A despeito de todo progresso científico e h[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM