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O quadro expressionista "O grito", do pintor norueguês Edvard Munch,retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação.Para além da obra,observa-se que,na conjuntura do Brasil contemporâneo, tem-se o sentimento de milhares de indivíduos assolados pela falta da garantia da universalidade do saneamento básico.Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, destacando a negligência governamental, assim como, as consequências para o meio ambiente e para saúde pública.
A princípio,é notório que o descaso do Estado potencializa a falta de acesso ao saneamento básico, direito prometido pela Constituição Cidadã, mas que no entanto, não tem sido plenamente concretizado. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades,de acordo com o Sistema Nacional de Informações de Saneamento apenas 46,3% da população brasileira tem acesso ao esgoto tratado, configurando uma insalubridade no campo da saúde, sociedade e meio ambiente,levando em conta que contamina rios com fezes e dentritos, dissemina doenças, além de, proporcionar péssimas condições de vida as pessoas que vivem nessas regiões.
Outrossim, é igualmente importante apontar as consequências para o meio ambiente e para a saúde de pessoas e animais afetados pelo problema.Posto isso, vemos que a obra "O Cortiço" , retrata o ambiente inóspito e insalubre das moradias comunitárias do RJ, ás quais não tinham acesso ao saneamento.Análogamente a isso, vemos essa realidade refletida no cotidiano onde nas periférias do Brasil concentra-se a falta do saneamento básico e, consequentemente doenças, água e esgotos sem tratamento e morte de animais marinhos, enquanto as classes médias e altas tem pleno acesso aos seus direitos básicos da Constituição.Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar o defict de saneamento básico no país.Dessarte, a fim de garantir a universalidade desse direito, é preciso que o governo-por intermédio de investimentos governamentais crie postos de tratamento de água e esgoto, principalmente em áreas mais necessitadas,além de garantir a acessibilidade ao saneamento a todos cidadãos brasileiros.Espera-se que assim, os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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