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Por Ravendc
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A carta magna - documento de maior importância do Brasil - garante que todo cidadão deve ter direito à vida digna, porém essa garantia não vem sido cumprida mediante ao crescente uso do futebol ono meio de ascensão social. Dessa maneira. É necessário tecer discussões sobre a utilização do futebol como meio de mobilidade social e acerca da negligência governamental.

Soube se vier, é evidente a importância do futebol para o brasileiro, tendo em vista que grande parte da população apresenta uma baixa classe social muitos indivíduos acabam por utilizar-se do futebol para avançar socialmente. Temos o exemplo da jogadora Marta que nasceu em uma família de baixa renda e atualmente mudou a vida financeira da família. O futebol é parte da cultura do Brasil e como foi citado por Confúcio - filósofo e pensador chinês - "a cultura está acima da diferença da condição social" sendo assim é necessário entender a importância do esporte para o país.

Entretanto, nem todos conseguem usar o futebol para acender socialmente, muitos jovens perdem o ensejo por não terem condições de pagar por passagens ou ingressos para participar de competições assim muitos perdem oportunidades de melhora social. A extrema pobreza vivida por muitos no país mostra que a vida digna garantida pela constituição frequentemente não é a realidade vivida no país. O filósofo Thomas Hobbes disse em uma de suas frases que "é dever do estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda coletividade" porém esse dever não vem sido cumprido.

Portanto, cabe ao governo federal por meio da criação de projetos que auxiliam os jovens a se utilizar do futebol para melhora social, promovendo ajuda de custo financeiro aos indivíduos que não possuem condições, com efeito de assistir àqueles que desejam melhoria social através desse esporte.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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