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Por Laurantsg
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#60147
O cigarro é uma das drogas lícitas que mais assola a população mundial, além dos tantos malefícios que oferece para a saúde dos usuários, também oferece riscos as pessoas a sua volta. A introdução do cigarro na vida de pessoas jovens, também abre portas para outros vícios, como o alcoolismo e a dependência de drogas.
Tabagismo é o nome dado ao vício ao cigarro, necessariamente as toxinas presentes nele, que totalizam cerca de 4720. Todas essas toxinas trazem malefícios a saúde do usuário, principalmente ao pulmão, órgão responsável pelo funcionamento do sistema respiratório, a fumaça liberada ao fumar o cigarro afeta também o pulmão das pessoas que estão ao seu redor. O uso demasiado do cigarro causa uma dependência, onde a pessoa sente necessidade de fumar de tempo em tempo.
Na adolescência o que começa apenas com o uso do cigarro em muitos casos se agrava para o uso de drogas, principalmente a maconha já que o seu consumo é feito do mesmo jeito que o cigarro. O alcoolismo começa junto com o cigarro, mas gradativamente. Os jovens usam essas substancias na maioria das vezes em grupo, por isso o acompanhamento principal é o álcool.
Tendo em vista os argumentos citados, ainda não podemos entender o porquê do cigarro, que causa tantos males ser liberado. Nossos órgãos competentes, se dizem irredutíveis para a liberação de outras substancias que poderiam ser usadas para fins medicinais, mas tornam a compra do cigarro legal.
Dessa forma, como uma possibilidade de amenizar ou acabar com o problema, seria de grande importância que as escolas incluíssem programas ou palestras que mostrassem não só aos jovens, mas as seus familiares também, o quanto o uso das substâncias lícitas oferecem os mesmo riscos que as drogas, que são substâncias ilícitas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por milenalvx
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#60151
olá, a sua redação é boa mas acho que ela foi muito informativa e faltou um pouco de posicionamento. E na conclusão acho que podia explicar mais como seria feito.💛
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