Tabagismo é o nome dado ao vício ao cigarro, necessariamente as toxinas presentes nele, que totalizam cerca de 4720. Todas essas toxinas trazem malefícios a saúde do usuário, principalmente ao pulmão, órgão responsável pelo funcionamento do sistema respiratório, a fumaça liberada ao fumar o cigarro afeta também o pulmão das pessoas que estão ao seu redor. O uso demasiado do cigarro causa uma dependência, onde a pessoa sente necessidade de fumar de tempo em tempo.
Na adolescência o que começa apenas com o uso do cigarro em muitos casos se agrava para o uso de drogas, principalmente a maconha já que o seu consumo é feito do mesmo jeito que o cigarro. O alcoolismo começa junto com o cigarro, mas gradativamente. Os jovens usam essas substancias na maioria das vezes em grupo, por isso o acompanhamento principal é o álcool.
Tendo em vista os argumentos citados, ainda não podemos entender o porquê do cigarro, que causa tantos males ser liberado. Nossos órgãos competentes, se dizem irredutíveis para a liberação de outras substancias que poderiam ser usadas para fins medicinais, mas tornam a compra do cigarro legal.
Dessa forma, como uma possibilidade de amenizar ou acabar com o problema, seria de grande importância que as escolas incluíssem programas ou palestras que mostrassem não só aos jovens, mas as seus familiares também, o quanto o uso das substâncias lícitas oferecem os mesmo riscos que as drogas, que são substâncias ilícitas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.