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#76880
Paul Harris, fundador do Rotary Club, defendia que "Algumas das forças mais poderosas do mundo são invisíveis". Pode-se dizer que o voluntariado está entre essas forças, pois o trabalho voluntário atua fortemente na construção da dignidade humana. Porém, muitas vezes essa poderosa força é invisibilizada na sociedade, e por isso é necessário que mais incentivos sejam designados às instituições voluntárias.

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer a importância das ações realizadas pelas "ONG's" e clubes de serviço comunitário, que frequentemente assumem responsabilidades que deveriam ser efetivadas pelo governo através de políticas públicas de qualidade, afinal assegura-se na Constituição Federal de 1988 os direitos fundamentais de todo brasileiro, incluindo direito à saúde, educação e assistência social.

Instituições de voluntariado como o Rotary Club existem em todo o Brasil e causam mudanças significativas em suas comunidades, oferecendo dignidade à indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômico. Contudo, essas ações não garantem o bem-estar de toda a nação, e embora façam a diferença, infelizmente não conseguem mudar toda a configuração desigual e injusta que está instaurada no Brasil desde sua colonização.

Portanto, medidas se fazem necessárias para que o alcance do voluntariado seja ampliado e possa construir um corpo social equalitário. Para tal, faz-se mister que os voluntários recebam incentivo, reconhecimento e apoio dos governos municipais e estaduais em seus projetos, por meio de parcerias e fundos sociais eficazes. Dessa forma, a força citada por Paul Harris não será mais invisível perante o povo, mas também não fará todo o trabalho sozinha, e continuará servindo para transformar vidas, oferecendo dignidade e direitos fundamentais para toda a nação verde-amarela.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#76924
Boa noite, @anaclaradll ! Alguns pontos que eu gostaria de chamar atenção:
1* Seria interessante você utilizar palavras mais simples, sem recorrer a termos desconhecidos ou pouco utilizados.
2*O primeiro parágrafo de desenvolvimento é composto de apenas um período, tente compor em pelo menos dois. Ps: Use conectivos para isso.
3* O domínio da norma culta está beleza! Ps: Eu não vi nenhum desvio.
#76993
Loloy escreveu:Boa noite, @anaclaradll ! Alguns pontos que eu gostaria de chamar atenção:
1* Seria interessante você utilizar palavras mais simples, sem recorrer a termos desconhecidos ou pouco utilizados.
2*O primeiro parágrafo de desenvolvimento é composto de apenas um período, tente compor em pelo menos dois. Ps: Use conectivos para isso.
3* O domínio da norma culta está beleza! Ps: Eu não vi nenhum desvio.
Muito obrigada!!

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