Em primeiro lugar, é preciso reconhecer a importância das ações realizadas pelas "ONG's" e clubes de serviço comunitário, que frequentemente assumem responsabilidades que deveriam ser efetivadas pelo governo através de políticas públicas de qualidade, afinal assegura-se na Constituição Federal de 1988 os direitos fundamentais de todo brasileiro, incluindo direito à saúde, educação e assistência social.
Instituições de voluntariado como o Rotary Club existem em todo o Brasil e causam mudanças significativas em suas comunidades, oferecendo dignidade à indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômico. Contudo, essas ações não garantem o bem-estar de toda a nação, e embora façam a diferença, infelizmente não conseguem mudar toda a configuração desigual e injusta que está instaurada no Brasil desde sua colonização.
Portanto, medidas se fazem necessárias para que o alcance do voluntariado seja ampliado e possa construir um corpo social equalitário. Para tal, faz-se mister que os voluntários recebam incentivo, reconhecimento e apoio dos governos municipais e estaduais em seus projetos, por meio de parcerias e fundos sociais eficazes. Dessa forma, a força citada por Paul Harris não será mais invisível perante o povo, mas também não fará todo o trabalho sozinha, e continuará servindo para transformar vidas, oferecendo dignidade e direitos fundamentais para toda a nação verde-amarela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.