Nessa conjuntura, os indivíduos da nação se atrelam à uma ideia egocêntrica, ignorando as questões sociais que assolam aqueles mais desfavorecidos da comunidade. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman afirma que todos estão em uma modernidade liquida, isto é, o modelo de relações sociais são tão instáveis quanto a água. A ideia do pensador se relaciona com a atual estrutura social do Brasil em que, os cidadãos possuem vínculos rasos e por consequência, atos que divergem dos considerados “humanitários”. Sob esse viés, este processo contínuo fragiliza o alcance de iniciativas que promovem mudanças na sociedade e consequentemente, prejudica o coletivo social.
Outrossim, é frequente que a população brasileira não esteja ciente da existência de projetos de trabalho voluntário aos arredores. Segundo o escritor Oscar Wilde, “a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação”. Partindo da concepção do autor, pode-se relacionar que a comunidade brasileira ao não se vê ciente de realidades de vida diferentes das suas, se encontrando insuficiente para prover alterações sociais na parcela social que é apresentada em condições precárias. Deste modo, a ignorância acerca do problema se torna um dos principais impedimentos para que os cidadãos se mobilizem.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas para incentivar o trabalho voluntário no Brasil hodierno. Assim, fica por responsabilidade do Ministério da Cidadania promover a solidariedade por meio de programas sociais que incluam e incentivem a nação a aderir o trabalho voluntário como prática recorrente. Além disso, cabe às mídias nacionais apresentar a importância dos deveres humanitários por meio de veículos digitais, educacionais e televisivos. Posto isso, será superado o obstáculo e a sociedade pautada no altruísmo se tornará mais do que um conceito utópico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.