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ONGs são entidades da sociedade, sem vínculo com o governo e sem fins lucrativos, promovendo geralmente, atividades solidárias. De maneira análoga, o trabalho voluntário se encontra no mesmo raciocínio das Organizações Não Governamentais (ONGS), entretanto, têm se posicionado pouco frequente na sociedade brasileira, apesar de ser um expoente que contribui no meio social. Dessa forma, é notável que esta problemática origina-se do individualismo e da falta de alcance à população.

Nessa conjuntura, os indivíduos da nação se atrelam à uma ideia egocêntrica, ignorando as questões sociais que assolam aqueles mais desfavorecidos da comunidade. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman afirma que todos estão em uma modernidade liquida, isto é, o modelo de relações sociais são tão instáveis quanto a água. A ideia do pensador se relaciona com a atual estrutura social do Brasil em que, os cidadãos possuem vínculos rasos e por consequência, atos que divergem dos considerados “humanitários”. Sob esse viés, este processo contínuo fragiliza o alcance de iniciativas que promovem mudanças na sociedade e consequentemente, prejudica o coletivo social.

Outrossim, é frequente que a população brasileira não esteja ciente da existência de projetos de trabalho voluntário aos arredores. Segundo o escritor Oscar Wilde, “a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação”. Partindo da concepção do autor, pode-se relacionar que a comunidade brasileira ao não se vê ciente de realidades de vida diferentes das suas, se encontrando insuficiente para prover alterações sociais na parcela social que é apresentada em condições precárias. Deste modo, a ignorância acerca do problema se torna um dos principais impedimentos para que os cidadãos se mobilizem.

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para incentivar o trabalho voluntário no Brasil hodierno. Assim, fica por responsabilidade do Ministério da Cidadania promover a solidariedade por meio de programas sociais que incluam e incentivem a nação a aderir o trabalho voluntário como prática recorrente. Além disso, cabe às mídias nacionais apresentar a importância dos deveres humanitários por meio de veículos digitais, educacionais e televisivos. Posto isso, será superado o obstáculo e a sociedade pautada no altruísmo se tornará mais do que um conceito utópico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Obrigado, se possível, corrija a minha do E[…]

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

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