Segundo pesquisas do IBGE em 2022 pessoas com 15 anos ou mais, cerca de 9,6 milhões eram analfabetas, delas 5,3 milhões de pessoas viviam no nordeste e 2,1 milhões de pessoas no sudeste.
Nesta mesma pesquisa obtém informações tal como grupos de idade, sexo, regiões e raça. É notório que homens e mulheres acima de seus 60 anos de cor parda ou preta nordestino tem números mais altos, logo ver-se que este grupo contém em seus dados fatos históricos e de vida.
Ao longo da jornada estudar não era de determinada escolha da criança, principalmente para as mulheres nordestinas pardas ou pretas. Para esse histórico de vida encontra-se um curta-metragem chamado vida de Maria, nele passa-se a vida de uma menina que está aprendendo a escrever seu nome, porém ela não pode concluir seus estudos, ao ser obrigada pela mãe a cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça.
Nessas circunstâncias no país isso ainda é uma contrariedade no Brasil.
Em suma é de obrigatoriedade do governo da educação implantar melhorias a instituições de ensino, como exemplo situar mais escolas em locais rurais daquela região, abrir mais vagas em creches e escolas para ensino de alfabetização e conscientizar a população com programas de modelo EJA ou ENCCEJA para aqueles que não fizerem ou não terminaram seus estudos, a fim de ter uma população ciente de direitos e deveres e com mais oportunidades no mercado de trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada