Nessa perspectiva, acerca da lógica referente à obesidade no espectro brasileiro,é válido retomar o aspecto supracitado quanto à omissão estatal nesse caso. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o Ministério da Saúde, quatro em cada dez brasileiros apresentam excesso de peso, isso se deve ao fato de que a população brasileira está substituindo alimentos saudáveis por ultraprocessados e industrializados. Isso acontece pela falta de investimentos na educação alimentar nas instituições educacionais.
Paralelamente, cabe pontuar que os maus hábitos alimentares da população provém, diariamente, da falta de exercícios físicos, o que torna a obesidade uma doença de difícil controle com altas taxas de insucesso. Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), no Brasil, 100.5 milhões de pessoas a partir dos 15 anos de idade não praticam nenhuma atividade física no ano de 2015.
Portanto, são essenciais medidas operantes para a reversão da obesidade no Brasil. Para isso é mister que o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação crie, por meio de verbas governamentais, palestras e campanhas de conscientização para a educação alimentar nas escolas e centros públicos de saúde, para desenvolver hábitos alimentares adequados, e a prática de exercícios físicos. Assim, os ideais inalcançáveis não mais serão instrumentos segregadores e, finalmente, a situação não mais representará a dos brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.