Avatar do usuário
Por Nathgal
Quantidade de postagens
#93330
O mundo atual impõe desafios cada vez mais complexos aos jovens que desejam trabalhar e encontrar uma ocupação de sucesso. Esse cenário envolve constantes mudanças como, por exemplo, aquelas relacionadas a automação do trabalho que apresenta uma verdadeira ameaça a sobrevivência de atividades tais como as de cobrador de ônibus e caixas de supermercados. Muitos desses trabalhadores são constantemente ameaçados de demissão ou se permanecem empregados acabam sendo direcionados para trabalhos mais precários. Esse contexto traz também uma realidade onde os que ficam na ativa costumam enfrentar sobrecarga de trabalho.

Diante dessa perspectiva, o mais prudente é que o jovem invista em profissões com baixo grau de automação, aquelas que exigem mais qualificação, portanto, mais tempo de estudo para serem exercidas. Desta feita, o grande desafio, para os tempos modernos, é aplicar tempo e esforço na educação, bem como no desenvolvimento de habilidades pessoais como trabalho em equipe, criatividade e negociação. Enfim, estabelecer cada vez mais um diferencial entre você e os demais.

Pois, se por um lado algumas profissões arriscam-se de desaparecer, por outro, sempre haverá lugar nas demais áreas de atuação para profissionais bem preparados como, por exemplo, gerentes, engenheiros ou advogados devidamente qualificados. Sendo assim, observamos que os efeitos da automação são irreversíveis e cabe aos jovens que estão diante de um mercado de trabalho em ebulição fazerem a escolha certa que é cuidar da sua formação educacional.

Além disso, adaptar-se para os novos tempos também implica numa mudança de atitude diante do que significa o trabalho hoje em dia, cuja dimensão já não é a mesma que possuía no século passado, quando segurança e previsibilidade eram os grandes objetivos, não tão facilmente encontrados. Dentro dessa realidade, é preciso se adaptar às transformações e estar preparado, se for necessário, para mudar de emprego, trabalho, cidade e até mesmo de profissão.

Por tudo isso, fica claro que o mundo mudou, a automação existe e não é possível ficar indiferente a ela. Ao contrário, é preciso encarar a realidade e se preparar para o futuro, cabendo aos jovens diante de um mercado de trabalho em ebulição fazerem a escolha certa, ou seja, cuidar da sua formação profissional, empenhar-se nos seus estudos e se encher de coragem para enfrentar os desafios.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
114 Exibições
por mackkjkj
Novos Modelos de Educação
por Rafaela17    - In: Outros temas
0 Respostas 
94 Exibições
por Rafaela17
2 Respostas 
202 Exibições
por vivipark
2 Respostas 
122 Exibições
por Isabela964
1 Respostas 
134 Exibições
por Isabela964
0 Respostas 
125 Exibições
por Mylaww
0 Respostas 
85 Exibições
por Gaby94
0 Respostas 
31 Exibições
por iingrid
Atualização: testando novos layouts
por francis    - In: Mural de Recados
0 Respostas 
72 Exibições
por francis
2 Respostas 
220 Exibições
por 7NayraVic01

Apesar de não estar em total conformidade c[…]

Racismo na atualidade

geoca Casey12

EmillyySilva , fiz mais duas redaçõ[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM