Precipuamente, é fulcral pontuar que a fome deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, a desigualdade social mostra-se como um problema para a fome. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar o individualismo como promotor do problema. De acordo com o professor Kevin Bales: "as leis existem, mas ainda faltam ferramentas, recursos e vontade política". Partindo desse pressuposto, ao analisar a fome, os princípios constitucionais brasileiros são negligenciados e fixados apenas no papel, sem efetividade na pronto prática. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o individualismo contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de abrandar a fome, necessita-se, urgentemente,
que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do governo, será revertido em uma lei que urge contra a fome delimitando de um esforço global, através das redes sociais fazendo com que organizações sociais e pessoas ajudem. Desse modo,
diminuir, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da fome, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada