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Por Isabelaost
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A obra Retirantes retrata a situação de fome e pobreza extrema vivida pela população nordestina. Fora das telas, nota-se que a insegurança alimentar infelizmente existe no mundo real, já que milhares de indivíduos perdem suas vidas por conta de não terem o que comer. Acerca disso, percebe-se a necessidade de combater essa problemática, a qual não é motivada apenas pela desigualdade social, mas também pela negligência governamental.
Sob essas perspectivas, é válido avaliar que a miséria é a principal motivadora para que a fome continue. No filme “O Poço”, a realidade distópica releva o problema da fome e da insegurança alimentar. Enquanto poucos recebem muito em seus pratos, muitos ficam sem nada no estômago.
Ademais, a falta de investimentos governamentais faz com que essa problemática persista. De acordo com o filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda coletividade. Tal concepção não se aplica, já que os ausentes investimentos para a reversão da subnutrição fere brutalmente a dignidade de todos os envolvidos.
Portanto, dados os fatos percebe-se a necessidade de resolver esse problema. Para isso, é necessário que o Ministério da Saúde reforce as políticas públicas para garantia de direitos. Tal ideia, deve ocorrer por meio da criação de mais postos de distribuição de alimentos, principalmente nas áreas mais carentes. Além disso, a escola tem o papel de promover o debate sobre a importância da erradicação da fome, as quais irão ocorrer tanto extracurricularmente, quanto nas aulas de sociologia, a fim de formar indivíduos conscientes e transformar o mundo em um lugar melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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