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Por 34513469
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Ao se falar em fenômenos cadavéricos explica-se o que acontece com o corpo após a morte. Dessa maneira, é primordial que se fale nos abióticos imediatos e mediatos, sofridos pelo cadáver. Por conseguinte, também é relevante destacar os fenômenos transformativos, já que estes são fundamentais para fatos relacionados com o óbito.

Nesse contexto, Genival Veloso França caracteriza os fenômenos cadavéricos em abióticos imediatos como sendo sinais aparentes de morte, citando como exemplo a midríase e a imobilidade. Do mesmo modo, França explica os fenômenos cadavéricos mediatos como sendo sucessores do imediatos, sendo aqueles sinais de certeza de morte, apresenta como exemplo a rigidez cadavérica, importante para estimar o tempo de morte, e o livro morte utilizado como referência da posição do cadáver.

No mesmo sentido, Reginaldo Franklin, em seu livro Medicina Legal Aplicada, explica os fenômenos cadavéricos transformativos,dividindo-os em destrutivo e conservativo. Desse modo, traz como principal fenômeno destrutivo a putrefação, dividida em cinco fases, a saber, cromática, gasosa, coliquativa e esqueletização. Nesse viés, elucida também os fenômenos conservativos, são eles, saponificação, fossilização, mumificação, corificação e congelação.

Portanto, é inegável a importância desses acontecimentos pós mortem no trabalho pericial. Em síntese, estes trazem informações importantes como o tempo transcorrido após o evento morte, se a posição do de cujus foi alterada, podendo ser alo para simular uma situação diferente da real. Em virtude disso, se faz necessário que o profissional tenha conhecimentos para ouvir o que o corpo fala.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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